Governo divulga balanço positivo sobre a movimento do turismo no Maranhão em 2019

0
163

O Governo do Estado divulgou nesta fim de semana números superestimados para apresentar como altamente positivo para para o setor do turismo no Maranhão o ano de 2019. Segundo notícia distribuída pela Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), “investimentos em estrutura e promoção dos destinos turísticos maranhenses impulsionaram a ocupação hoteleira e o fluxo de passageiros no estado”.

Com base em números da Secretaria do Turismo (Setur), em 2018 pouco mais de 1,5 milhão de passageiros desembarcaram no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, em 2019 esse número subiu, e a expectativa é que alcance a marca dos 2 milhões de visitantes. Na verdade, segundo o blog Conversa Franca, “os números de 2018 apontam que passaram pelo Cunha Machado, em 12 meses, 1.598.004 passageiros, porém esta é a soma de embarcados e desembarcados. Os desembarques em 2018 somaram 782.980”.

Ainda de acordo com a Secap, o Booking, um dos maiores sites de reserva, tarifas de viagens e de mecanismo de busca para hospedagem de hotéis, São Luís e Barreirinhas registraram, respectivamente, 89% e 80% de taxas de ocupação em hotéis para reservas entre 31 de dezembro de 2019 a 1° de janeiro de 2020.

Os bons indicadores do turismo no Maranhão são fruto de planejamento e programas especiais pensados para atrair estimular a economia.

São João das Bandeirinhas – Em 2019, destaca a Secap, o Maranhão apresentou o maior São João de sua história. As 1.500 atrações culturais deste ano ganharam o adorno de mosaicos estampados nas tradicionais bandeirinhas juninas, que abrilhantaram o Centro Histórico de São Luís e a festa deste ano. A decoração especial ganhou destaque nacional e viralizou nas redes sociais. Resultado: mais turistas acompanharam de perto o São João do Maranhão em 2019.

“Estive esses dias em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. E vi muitas fotos dos arraiais de São João da nossa capital. Em ambos os casos, tudo lotado, milhares de empresas e trabalhadores auferindo renda. O Maranhão está na moda. Fico feliz”, disse o governador Flávio Dino em uma rede social no final de junho deste ano.

Balanço positivo  – Dados do Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) apontam que, enquanto em todo o ano de 2018, 442 empresas foram formalizadas para atuar no segmento, esse número subiu para 835 em apenas nove meses de 2019.

Números positivos também em ações recentemente implementadas, como o programa Mais Qualificação e Turismo, que promove ações de qualificação nos dez principais Polos Turísticos do Maranhão. Ao todo, 3.089 pessoas foram qualificadas em 2019.

Já o programa Mais Infância Mais Turismo, que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, chegou a 5.810 crianças em 2019 – em 2018 tinham sido 1.000 crianças.

Os números crescentes não param por aí: foram 13 participações da Setur em eventos nacionais e internacionais, dez polos visitados pela Regionalização, 558 novos artesãos cadastrados no estado e 27 mil pessoas atendidas nos Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui