Governo diz que no carnaval de 2019, número de turistas na capital foi igual a 50% da população

0
230

O Governo do Estado divulgou neste sábado (04) números surpreendentes sobre a movimentação do turismo no Maranhão em 2019, especialmente nos períodos do carnaval e do São João. Com base numa pesquisa do Instituto Interpreta, a Secretaria Estadual de Turismo informa que nos cinco dias das festas de Momo, São Luís recebeu um número de turistas correspondente a 50% de sua população, isto mesmo: 500 mil pessoas.

Ainda como base nessa pesquisa, a Setur informa que 91% dos foliões aprovaram o Carnaval de Todos 2019, e “projeção do mesmo instituto revelou que a aceitação popular também foi grande com relação ao São João deste ano, com 97,8% do público aprovando as festas juninas”.

De acordo com a notícia postada no site oficial do governo, os números apontam que as duas festas, já tradicionais no calendário festivo maranhense,  ganharam ainda mais o gosto popular. “E mais: reposicionaram o Maranhão no circuito das grandes festas nacionais”.

Carnaval – A mesma pesquisa do Instituto Interpreta aferiu que 100% dos turistas de outros Estados que vieram ao Maranhão durante o carnaval pretendem voltar a São Luís; e declarações dos foliões corroboram os números dos levantamentos.

A folia no Maranhão teria encontado também os artistas nacionais que por aqui passaram, como é o caso do sambista Dudu Nobre, que falou com entusiasmo em uma rede social, sobre a experiência de tocar no Carnaval de Todos, para uma multidão na Avenida Beira-Mar.

Mosaicos juninos  – Sobre os festejos juninos, o secretário de Comunicação, Rodrigo Lago, disse que “nós divulgamos o Maranhão para o Brasil inteiro, as bandeirinhas, a escadaria, tudo isso virou uma febre nacional”.

O secretário destaca que foram mais de 1.300 atrações e investimentos de R$ 10 milhões, o sucesso de público e a forte atividade turística durante o São João de Todos 2019 geraram retorno quatro vezes maior para a economia maranhense.

Durante o período junino, a ocupação hoteleira em São Luís ficou em 70%. Já em Barreirinhas, foi de 85%. O Aeroporto Internacional de São Luís movimentou cerca de 150 mil passageiros em junho, alta de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Destaque para os mosaicos que deram um novo colorido às tradicionais bandeirinhas juninas que todos os anos enfeitam o Centro Histórico de São Luís. “Fomos procurados por grandes empresas. Foi em nível nacional e até internacional. Uma divulgação excelente do nosso trabalho, nunca tivemos isso”, disse Maria Ylma Santana, uma das artistas responsáveis pelos mosaicos.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui