Governo “empresta” Parque Independência para Ascem realizar a Expoema em outubro

0
758

Em reunião realizada nesta quinta-feira (20), a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) definiram o período de realização da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento de 14 a 21 de outubro, no Parque Independência.

Na reunião, o secretário da Agricultura, Márcio Honaiser, disse que o Governo do Estado decidiu “emprestar” o Parque Independência para realização do evento, por falta de outro local para montagem do evento. O parque era administrado pela Ascem até março de 2016, por um regime de comodato com validade até 2022, alegando necessidade urgente para destinar a outro projeto – um conjunto habitacional para servidores públicos – e desde que sua reintegração ao patrimônio público está em estado de abandono, o que demandará o grande investimento para recuperá-lo para que a feira possa ser montada.

Essa será a última edição da Expoema no Parque Independência, localizado em São Luís. A intenção da Ascem é que ela adote um perfil itinerante, passando pelas principais regiões produtoras do estado, o que seria realizado ainda este ano mas, por questões de estrutura e prazo de execução, a associação optou por solicitar do Governo do Estado a cessão do espaço para a edição deste ano.

“Decidimos hoje a data e isso é muito importante, porque a partir de agora podemos chamar os criadores com uma data definida. A porteira está aberta. Estamos com uma equipe no parque identificando a situação dele para que, juntamente com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís e todos que quiserem realizar a exposição, nós possamos fazer uma bela e grande Expoema”, declarou o presidente da Ascem, Ivaldeci Mendonça.De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o apoio do Governo do Estado se reforça, adaptado ao que foi definido.

“O convênio assinado este ano previa recursos para a Expoema itinerante. Há hoje R$ 1,3 milhão à disposição para isso. Como este ano, pela inviabilidade de fazer em outro local, o governo está emprestando novamente o parque e está sendo feito um novo levantamento de custos. Assim, desse recurso, será gasto apenas o necessário para realização do evento deste ano”, disse.

Apesar da especulação que houve em torno da realização e da data da Expoema, os criadores do estado já começarão os preparativos para o evento, é o que explica o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Raimundo Coelho. “O governo está garantindo estrutura, os produtores está garantido que vão participar então neste momento há uma alegria e uma disposição dos produtores rurais em estar nesta Expoema ‘da despedida’ de São Luís”, pontuou.

(Com dados da Secap)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui