Dança das bandeiras: Gran Car assume revenda da Peugeot em São Luís e HB20 vai para a Páteo

0
2676

AQUILES EMIR

Duas das mais importantes marcas do setor automotivo – a francesa Peugeot e a coreana HMB (Hyundai Brasil) – trocam de concessionárias este mês em São Luís. Pelo acordo firmado entre os grupos Luz e Parvi, a Gran Car deixará de comercializar os veículos HB20 e Creta, passando a exclusividade da marca HMB para a Páteo, que por sua vez passa a representação os modelos da Peugeot para a outra revendedora.

Ambas as empresas comemoram a transação. Segundo o diretor comercial do Grupo Luz, Ângelo Gusmão, a troca de bandeiras visa a concentrar representação de montadoras que estão consorciadas, pois a Peugeot integra o PSA, que controla, dentre outras, a Citröen, representada em São Luís pela Gran Luxe, e a Opel, que era subsidiária da General Motors no continente europeu.

Além disso, o Grupo Luz vai continuar representando Hyundai importados, pela Gran Premier, e os caminhões chineses Foton, pela Gran Truck. “Vamos concentrar nossos negócios no segmento premium, que dá mais resultados, apesar de menor rotatividade que as marcas populares”, diz ele.

Com essa mudança, o Grupo Luz passa a comercializar, pela Peugeot, os modelos 208 (hatch e sedan), 208 (SUV) e 3008 (comercial leve); pela Citröen, C3, Aircross, C4 e Picasso; e pela Hyundai, Elantra, Tucson, Azera, Santa Fé e IX35. “São veículos que estão entre os modelos mais cobiçados do mercado, principalmente por quem busca algo com mais sofisticação, tanto em beleza, conforto, segurança quanto em economia”, diz o executivo.

Páteo passa a ser revendedora exclusiva do HB20 em São Luís

Segundo ele, o objetivo é colocar essas marcas numa participação de 3% do mercado, o que pode parecer pouco, mas é uma excelente fatia. Para que se tenha ideia, com base nos números dos emplacamentos do primeiro quadrimestre deste ano, que foi de 7.466 automóveis e comerciais leves no Maranhão, isto representaria 223 veículos, o que daria uma média acima de 70 unidades (mais de 17 por mês) por cada concessionária.

Para Vicente Ferrer, do Parvi, com essas mudanças cada empresa vai concentrar suas ações focadas em produtos próprios, e isto com certeza vai refletir em aumento de vendas e satisfação dos clientes. Além da HMB, do qual já é detentor também da bandeira, pela Pateo, o grupo representa na capital maranhense Toyota, Mercedes Benz, Volkswagen, Land Rover e Jaguar.

Mudança – Ângelo Gusmão acredita que até o final do mês as mudanças estejam consolidadas. Na primeira fase Peugeot e Citröen vão dividir a estrutura da Gran Car, onde hoje são comercializados os modelos da marca HMB, mas a expectativa é que até o final do ano seja inaugurada uma loja de dimensões mais amplas, onde poderão ser acomodadas as três marcas, além de outras que possam vir a ser adquiridas pelo Grupo Luz.

Gusmão faz questão de ressaltar que essas mudanças são apenas acomodações provocadas pelo próprio mercado, com concessionárias procurando otimizar seus negócios, algo bem diferente do que está ocorrendo com as marcas General Motors e Volkswagen, pois estão buscando outros concessionários devido ao encerramento das atividades dos atuais, Dalcar e Automoto, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui