Grupo Bandeirantes lança a campanha “Quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto”

0
571

Atentos para a importância fundamental do Turismo para o Brasil, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e diversas entidades e agências do setor lançam a campanha “Quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto”. O movimento espera dar visibilidade a um setor de grande força econômica e com altíssimo potencial de crescimento. No país, o turismo emprega 6,6 milhões de pessoas e movimenta 152 bilhões de dólares ao ano (dados do Ministério do Turismo).

Uma das iniciativas da campanha estreia nesta quarta-feira, 8 de maio, Dia Nacional do Turismo. Trata-se de uma série sobre turismo no “Jornal da Band”. Em três episódios, de quarta a sexta, os repórteres Gilberto Smaniotto e Joana Calmon mostram alguns dos atrativos que encantam o turista em São Paulo (capital do turismo de negócios), Salvador e Rio de Janeiro, e o que está sendo feito nessas cidades para aumentar o número de visitantes. A série mostrará ainda as oportunidades perdidas no setor em relação ao turismo internacional, e o grande potencial de crescimento numa das indústrias que mais geram receitas e empregos: 1 em cada 5 empregos criados no mundo na última década foram no setor de turismo e viagens.

A Rádio BandNews FM também exibe nesta semana uma série de reportagens para fazer um raio-X da situação do setor e buscar soluções para que o turismo ajude a alavancar a economia brasileira. O jornalista André Coutinho ouviu autoridades, especialistas e estudiosos de diferentes setores e associações sobre o potencial turístico brasileiro, considerado um grande aliado para o desenvolvimento econômico. Nesta quarta-feira, a série aborda a situação da rede hoteleira, das companhias aéreas e dos navios que atracam nos portos brasileiros.

O Brasil lidera o ranking de competividade em turismo do Fórum Econômico Mundial na categoria recursos naturais. E ocupa a honrosa 8ª posição em recursos culturais e ambientes de negócio.

“O turismo é ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país, e atividade que pode levar as palavras emprego e trabalho para todas as regiões. Estamos felizes e entusiasmados em apoiar o setor na busca de seu crescimento”, diz Caio de Carvalho, diretor-geral da Band São Paulo e grande conhecedor do assunto (ocupou a presidência da Embratur e o Ministério do Turismo no período 1996-2002).

“Trata-se de uma iniciativa memorável, pela qualidade e empenho de seus protagonistas e clareza de propósitos. A indústria criativa e o setor de turismo são vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, celebra Carlos Prado, presidente do conselho de administração da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), uma das 10 entidades signatárias da campanha. “É essencial que se aumente a percepção sobre o potencial extraordinário do Turismo em todos os níveis. Para que o país, afinal, utilize os vastos recursos que temos disponíveis para incrementar a economia com justiça social e responsabilidade ambiental”, completa Prado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui