Juiz solta blogueiros acusados de estarem extorquindo investigados da Polícia Federal

0
642

Os blogueiros Luís Cardoso, presidente da Associação dos Blogueiros do Maranhão (Amablog), e os seus filhos Luís Pablo e Neto Ferreira, também blogueiros, foram postos em liberdade na noite desta terça-feira (21) pelo juiz federal José Magno Linhares Moraes, da 2ª, o mesmo que havia decretado suas prisões preventivas.

Eles estavam recolhidos na unidade do Corpo de Bombeiros, no bairro do Bacanga, para onde foram levados após depoimento à Polícia Federal. Além destes, também foi preso o ex-secretário-adjunto estadual de Administração Penitenciária, Danilo dos Santos da Silva (policial federal) e diversos outros foram levado para prestar depoimento, acusados de participar de uma ação criminosa, pela qual eram vazadas investigações da PF e extorquidos empresários e políticos para que não tivessem seus nomes envolvidos em escândalos.

Resultado de imagem para luis cardoso, luis pablo
Luis Cardoso e Luis Pablo foram presos pela PF

Há uma grande suspeita de que Danilo da Silva tenha sido exonerado do cargo, 12 dias antes de sua prisão, por vazamento da operação. Ele era o principal responsável por compras e outros contratos para o Sistema Prisional do Estado.

Os outros blogueiros que foram levado coercitivamente, são Antônio Martins Filho, Ezequiel Martins da Conceição (Kiel), Yuri dos Santos Almeida, Marcelo Augusto Vieira (Marcelo Minarde) e Antônio Marcelo Rodrigues da Silva.

A investigação, iniciada em 2015, revelou que um policial federal revelava antecipadamente fatos sob sigilo de Justiça a blogueiros. Estes, por sua vez, ameaçavam funcionários públicos e empresários e pediam valores em troca da não divulgação na mídia local dos fatos descobertos em desfavor deles.

Os investigados aproveitavam também a oportunidade para fugirem ou destruírem provas. Em troca, o servidor público era agraciado com publicações na imprensa em seu favor, permitindo sua inserção em cargos de confiança do Estado. Ele chegou a assumir a função de Secretário Adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui