Lojistas recebem capacitação pelo PNDV nesta segunda-feira em São Luís

0
506

Nesta segunda-feira (12), a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) realiza em São Luís o primeiro encontro do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), desenvolvido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Das 8h às 18h, no Hotel Luzeiros, serão realizadas e palestras e treinamentos que visam a tornar os empresários do segmento lojista mais competitivos.

O objetivo é capacitar lideranças do setor varejista e prepará-las para atuar junto aos governos na formulação das políticas públicas, com foco na melhoria do ambiente de negócios e no incentivo a vantagens competitivas nos segmentos de comércio e serviços; por isso, o público do evento é formado por dirigentes das CDLs maranhenses e empresários do varejo de todo o Maranhão.

“Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Para participar do PNDV estarão em São Luís lideranças empresariais, dirigentes do Sistema CNDL e representantes do poder público, que serão treinados na elaboração de propostas de políticas públicas para o desenvolvimento, gestão eficiente de suas entidades e estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, diz que o evento vai impactar no aprimoramento do varejo. “Não importa o cenário, o comércio varejista tem sempre um peso muito grande na economia do país, e a qualificação de nosso segmento depende muito de condições que só o poder público pode garantir. Então, as lideranças precisam estar bem preparadas para fazer em essa sensibilização”, disse.

Já Socorro Noronha, presidente da FCDL-MA, destaca a importância da qualificação das lideranças. “Os municípios maranhenses precisam ter esse conhecimento para melhor perceber as necessidades do varejo em suas localidades e serem interlocutores eficientes junto aos órgãos públicos”, afirma.

Programa – Lançado em outubro do ano passado, o PNDV foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. “Aqui pudemos compartilhar ideias e soluções aplicadas em diversas cidades para desenvolvimento do varejo”, destacou o superintendente da CNDL, Éverton Corrêa.

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui