Mais 1,2 mil alunos participam do Encontro IEL de Estágio e Carreiras

0
556

As profissões do futuro, tecnologias, organização e inovação foram abordadas na palestra do especialista Gil Giardelli, web ativista e professor da ESPM, em São Paulo, no Encontro IEL de Estágio e Carreiras, realizado quarta-feira (27) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema Federação das Indústrias (Fiema), que reuniu mais de 1200 pessoas em São Luís com o objetivo de despertar nos estudantes a importância de planejar sua carreira, tendo o estágio como um passo decisivo na trajetória profissional.

“O trabalho, como nós conhecemos, em um espaço concreto, cronometrado, está acabando. Agora, estamos entrando em uma quarta revolução industrial, que nas próximas décadas, possibilitará que você trabalhe fora do planeta. Se antes nós tínhamos aquele processo, na primeira revolução industrial, de apertar parafusos, agora você vai ter que fazer seu cérebro pensar muito, porque as novas profissões e talentos são da era do conhecimento e vai ser uma época fantástica para viver”, revelou Gil Giardelli, ao encerrar a ação no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

O pesquisador utilizou o robô Nau, que Giardelli para interagir com a plateia. Desenvolvido por uma empresa francesa, Nau tem inteligência artificial e, além de dançar, falar, cantar, ele auxilia na educação. “Para os professores, por exemplo, ele dá acesso a mais de 18 mil aulas”.

Ao final de sua palestra, Giardelli lançou um desafio para um dos alunos do público estagiar, por um mês, na 5Era, uma de suas empresas, especializada em inovação, localizada na cidade de São Paulo. O estudante precisa ser maior de 18 anos, ter participado do encontro e se cadastrar no site da empresa.

Empregabilidade – Além da palestra sobre as profissões do futuro, durante todo o dia, os estudantes e profissionais de Recursos Humanos foram bombardeados com informações sobre carreiras, mercado de trabalho e empregabilidade, com orientações de especialistas sobre linguagem corporal, redes de contatos, como se portar nas redes sociais, além de dicas e relatos de experiências de especialistas sobre como lidar com fracassos e sucessos na carreira profissional. Quatro palestrantes comandaram a programação: Talita Dias, Eulália Oliveira, Victor Gomes e Mayara Sipaúba.

“O encontro é uma forma de contribuir para a empregabilidade, mas principalmente, levar conhecimento e orientações a todos que queiram ingressar no mercado de trabalho e aos que já estão e querem se manter nele. O IEL vem desenvolvendo suas ações no âmbito de estágio e carreiras e da capacitação empresarial, com programas de educação executiva, fazendo com que tenhamos profissionais mais proativos e empreendedores”, afirmou o superintendente regional do IEL, Marco Moura, que fez a abertura do encontro acompanhado do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo, também conselheiro do Instituto.

Para a estudante de nutrição, Fabiana Pereira Rodrigues, que participou pela primeira vez do encontro de estágio, as orientações dos palestrantes serão muito bem aplicadas. “Na faculdade é tudo muito diferente do mercado de trabalho, quando chegamos ao estágio são muitas as exigências, e precisamos estar preparados, estudar muito e adquirir experiências para alcançarmos o sucesso. O encontro serviu para abrir a nossa mente”.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação