Marambaia canta Nordeste e vence pela primeira vez o desfile das escolas de samba de São Luís

0
1489

AQUILES EMIR

Com um enredo sobre as tradições do Nordeste e a luta dos nordestinos em diversos aspectos (sobrevivência, cangaço, seca etc), a escola Marambaia do Samba, do bairro de Fátima, venceu o desfile das escolas de samba de São Luís, cujo resultado foi anunciado na tarde desta quarta-feira (14).

A apuração, como não poderia deixar de ser, foi marcada por confusões por conta de notas de alguns quesitos, o que teria prejudicado, principalmente, a Estação de Mangueira, do bairro de Fátima.

A Marambaia causou polêmica ao usar o símbolo do Comunismo em sua fantasia e nas camisas dos diretores, que é emblema dos dois partidos que seguem a filosofia comunista, PCB e PCdoB.

Embora não estivesse previsto no enredo, o emblema ilustrado pela foice e o martelo foi um pretexto para homenagear Haroldo Oliveira, o Haroldão, ex-presidente do Sindicato dos Ferroviários e que era presidente do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Haroldão faleceu em dezembro do ano passado.

Ao vencer o carnaval, a Marambaia acabou com uma tradição que reservava o título para apenas três escolas: Favela, Turma do Quinto e Flor do Samba.

O segundo lugar ficou com a Flor do Samba; o terceiro, com a Favela do Samba; o quarto, com a Mangueira; o quinto, com a Turma do Quinto.

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação