Maranhão tem proporcionalmente quinta maior frota de motocicletas do país

0
870
AQUILES EMIR aquilesemir@uol.com.br

GIRO ECONÔMICO

A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) com números do Maranhão, divulgada nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o estado é o quinto do país com o maior número percentual de domicílios com posse de motocicletas. Apesar de, em números absolutos, São Luís possuir uma grande frota, presente em 37 mil domicílios, a cidade ocupa a 17ª posição no ranking das capitais.

Segundo o IBGE, há uma grande desconexão na posse desse bem ao se comparar São Luís com o restante do Maranhão, pois, ao se confrontar os dados de 2016 e 2017, é notado uma redução do número de domicílios na capital com esse bem, mas no Maranhão ao contrário o número se expandiu.

Quanto aos automóveis, houve uma queda na quantidade de domicílios com esse tipo de veículo. Em 2016, eram 373 mil residências com pelo menos um carro (18,6%) e ano passado caiu para 354 mil (17,5%).

Leilão – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, quinta-feira (03), a sétima operação de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para arroz em casca, num volume de 51 mil toneladas, sendo 45 mil para o Rio Grande do Sul e 6 mil para Santa Catarina. As restrições de destino do produto são as mesmas dos editais anteriores, ou seja, não poderá ser enviado para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Rondônia.

Medalha – O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, foi agraciado, quinta-feira (26), com a Medalha da Ordem do Mérito Batalhão Suez, na Categoria Prata, por ser reconhecido como um dos que lutam pela preservação da paz na humanidade. A comenda foi entregue pelos coronéis da Polícia Militar do Maranhão, Egídio Soares e Frederico Pereira e pelo sargento Luís Silva. A outorga foi concedida pela Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez, do Rio Grande do Sul.

Desemprego – A taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,1% no primeiro trimestre do ano. No último trimestre de 2017, atingiu 11,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março de 2017, o desemprego havia sido de 13,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira (27).

Os coronéis da PMMA Egídio Soares e Frederico Pereira e o sargento Luís Silva, em nome da Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez, do Rio Grande do Sul, fazendo entrega da Medalha Batalhão de Suez a Edilson Baldez (segundo à direita)

Senac – Na solenidade que presidiu na Câmara Municipal, para entrega do título de Cidadão Honorário de São Luís ao advogado José Ahirton Lopes, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o vereador Ricardo Diniz deu um depoimento emocionante, ao lembrar que sua mãe conseguiu sustentar a família na atividade costureira após fazer um curso no órgão, portanto era gratificante estar nessa sessão homenageando quem fez muito pelo Maranhão, com o seu testemunho.

Português – A Sociedade Humanitária 1º de Dezembro inaugura neste sábado (28), às 17h30, o Edifício Comendador Abraão Valinhas, anexo do Hospital Português. Confirmaram presença, dentre outros, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro; o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Tito Cabral; o vice-cônsul em Belém (PA), Francisco Brandão; o conselheiro das Comunidades Portuguesas no Brasil, Luís Pina: e o cônsul honorário de Portugal no Maranhão, Abraão Valinhas Júnior.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação