Moradores de barracos no bairro da Liberdade são retirados para continuidade do PAC Rio Anil

5
781

AQUILES EMIR

Dezenas de famílias que residem às margens da Avenida Quarto Centenário, no bairro da Liberdade, foram surpreendidas na manhã desta quinta-feira (28) com uma operação conjunta da Blitz Urbana e Polícia Militar para derrubada de diversios barracos. A secretária estadual das Cidades, Flávia Alexandrina, esteve no local, acompanhando a operação, e disse que todos os desalojados serão removidos para outro locais e que, além dos casebres, as construções de alvenaria também serão demolidas na próxima semana.

De acordo com o diretor da Blitz Urbana, órgão da Prefeitura Municipal, Antônio Duarte, todos os moradores que foram retirados haviam sido informados há dias da operação, mas alguns resistiam em sair do local. Além do mais, ele disse que existe uma certa má fé, pois vários que já haviam sido retirados do local foram substituídos por outras famílias, não sabendo informar se houve venda ou apenas cessão desses casebres.

A secretária das Cidades informou que a retirada dessas famílias se faz necessária porque o Governo precisa dar continuidade às obras do PAC Rio Anil, que prevê a urbanização da área e garantir mais dignidade de vida aos moradores regulares. Ela disse que mais de R$ 1 milhão já foram aplicados na remoção dos moradores desalojados e indenizações de moradias de alvenaria e telha.

A operação contou com apoio também do Corpo de Bombeiros, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) e outros órgãos.

Melhorias – Conforme nota distribuída pela assessoria de Comunicação Social da Secretaria das Cidades, após remoção dos casebres vão ser levadas para a área os seguintes benefícios:

  • Uma creche com capacidade para atender até 48 crianças
  • Uma unidade de Segurança Pública (Polícia Militar)
  • Uma quadra poliesportiva
  • Uma área de lazer e recreação infantil
  • Estacionamento
  • Área para caminhada

Quanto ao destino dos moradores, algumas famílias foram encaminhadas para o Programa Minha Casa Minha Vida e outras foram contempladas com apartamentos no Residencial Jomar Moraes, no bairro da Ilhinha, com previsão de entrega em 2018.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui