Mostra de Cinema Africano exibe Sirene de Faso Fani, de Burkina Faso, e Run, da Costa do Marfim

0
949

A Mostra da Cinema Africano, aberta sexta-feira (03), no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) prossegue neste fim de semana com as exibições de A Sirene de Faso Fani, produção de Burkina Faso, e Run, da Costa do Marfim. A mostra reúne 16 filmes de oito: Senegal, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Congo, Benin, Camarões e Ruanda.

A programação é uma parceria com o Instituto Francês, que vem disponibilizando ao CCVM a exibição de filmes de sua Cinemateca. Para esta Mostra foram selecionadas tanto produções clássicas como, África sobre o Sena (1957), considerado o marco fundador do cinema africano, e filmes recentes, mesclando curtas e longas, documentários e
dramas ficcionais, além de duas animações em longa metragem voltadas ao público infantil.

A Sirene de Faso Fani (2015) de Michel K. Zongo

  • Duração:  1h30 min – Burkina Faso. Exibição: sexta-feira (10).
    Sinopse: Em Kodougou, a fábrica Faso Fani – o pano do país, foi por muito tempo o orgulho nacional pela qualidade e reputação global de seus tecidos. Em 2001, ela é fechada, devido a planos de reestruturação impostos pelo FMI e pelo Banco Mundial. Passados mais de 10 anos, o diretor vai ao encontro de seus ex-empregados, que passaram a tecer em seus quintais. O filme é uma homenagem à resistência africana frente a globalização.

RUN (2013) de Phillipe Lacôte

  • Duração: 1h42 min – Drama – Costa do Marfim. Exibição: sábado (11)
    Sinopse: Run foge… Ele acaba de matar o primeiro ministro de seu país. Para tanto, precisou se fantasiar de louco, errando pela cidade. Ele revê sua vida em flashes de memória; sua infância com o mestre Tourou, quando ele sonhava ser ancião das chuvas, suas aventuras com Gladys, a comilona e seu passado de militar como jovem patriota. Concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016.

Classificação Livre.
A entrada é gratuita.

O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Henrique Lea – 149 (Praia Grande), em São Luís. Nas redes sociais:  instagram.com/centroculturalvalemaranhao e
facebook.com/centroculturalvalema. Mais informações: ccv-ma.org.br
Contato: (9​8) 32​32 63​63 ou pelo email contato@ccv-ma.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui