Mostra de Cinema Africano tem continuidade neste fim de semana no Centro Cultural Vale

0
507

Mostra de Cinema Africano, promovida pelo Centro Cultural Vale Maranhão, prossegue neste fim de semana, sexta-feira (17) e sábado (18), com as exibições de duas produções: Sobre os Caminhos da Rumba (2014), de David Pierre-Fila, do Congo, e o longa de animação Aya de Youpogon (2012), de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, da Costa do Marfim e França.  A entrada é franca.

Confira os dias, horários e sinopses dos filmes:

Sexta-feira (17)

  • 19h – Sobre os Caminhos da Rumba (2014) de David Pierre-Fila. Duração: 1h38 min – Documentário – Congo. Sinopse: O filme nos leva pelas costas africanas e cubanas. Mostra a familiaridade das essências locais desse ritmo com ritmos provenientes da Bacia do Congo, revelando um dos aspectos da diáspora das culturas africanas.

Sábado (18)

  • 15h – Aya de Youpogon (2012) de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie. Duração: 1h24 min – Costa do Marfim/ França. Sinopse: O filme conta a história de Aya, menina de 19 anos que vive na cidade de Yopougon e divide seu tempo entre os estudos, a familia e seus dois melhores amigos, que não querem nada passear pela savana ao anoitecer.
Sobre os Caminhos da Rumba é uma produção de David Pierre-Fila, do Congo

Mostra Cinema Africano  – De 02 maio a 01 de junho. Reúne 16 filmes de oito países da África Ocidental: Senegal, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Congo, Benin, Camarões e Ruanda.

A programação é uma parceria com o Instituto Francês, que vem disponibilizando ao CCVM a exibição de filmes de sua Cinemateca. Para esta Mostra foram selecionadas, tanto produções clássicas, como África sobre o Sena (1957), considerado o marco fundador do cinema africano, quanto filmes recentes, mesclando curtas e longas, documentários e dramas ficcionais, além de dois longas de animação, voltados ao público infanto-juvenil.

Diversos filmes da Mostra participaram de importantes festivais como o de Cannes e o Tribeca Film Festival. A maioria deles é inédita no Brasil, uma oportunidade especial para os maranhenses conhecerem a produção africana. Todos os filmes são legendados em português.

O Centro Cultura Vale fica localizado na Rua Henrique Leal (Praia Grande), no Centro Histórico de São Luís.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui