Mulheres indígenas do Maranhão preparam-se para a marcha de Brasília na próxima terça

844

Nesta sexta-freira (09), Dia Internacional dos Povos Indígenas, será dada a largada para a primeira Marcha das Mulheres Indígenas, que será realizada, na próxima terça-feira (13), em Brasília (DF). Cerca de 400 indígenas de diversos territórios do Maranhão saem rumo à capital do país organizadas em oitos ônibus.

Da cidade de Santa Inês, no Vale do Pindaré, estima-se a saída de 120 mulheres em frente ao escritório local da Fundação Nacional do Índio (Funai).
.
Com o tema “Território: nosso corpo, nosso espírito”, o objetivo da Marcha é dar visibilidade às ações das mulheres indígenas, discutindo questões inerentes às suas diversas realidades, reconhecendo e fortalecendo os seus protagonismos e capacidades na defesa e na garantia dos direitos humanos, em especial o cuidado com a mãe terra, com o território, com o corpo e com o espírito.
.
A Marcha das Mulheres Indígenas será muito mais do que o nome do evento sugere. A proposta é realizar um grande encontro de mulheres indígenas para discutir e encaminhar questões e proposições referentes à luta, resistência, território, cultura e direitos dos povos indígenas, frente às ameaças da atual conjuntura política, do agronegócio, das mudanças climáticas, do machismo e do racismo.
.
No intuito de buscar unidade e do fortalecimento, a ideia é que logo em seguida do evento, as indígenas se somem à Marcha das Margaridas – ato que reunirá mulheres do campo e da floresta – numa grande manifestação nacional em prol dos direitos e protagonismo da mulher, a partir de uma nova visão de desenvolvimento sustentável e justiça social.
.
As caravanas do Maranhão estão recebendo o apoio da organização Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, com escritório na cidade de Santa Inês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui