Museu Histórico e Artístico do Maranhão abre a exposição “Caminho Grande: A primeira cidade”

0
412

Como parte da programação da “11° Primavera de Museus”, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) abre nesta quinta-feira (21), a exposição ‘Caminho Grande: A primeira cidade’. A iniciativa é do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

A exposição ficará aberta até o dia 5 de outubro. O MHAM, fica localizado na Rua do Sol, Centro, São Luís e fica aberto ao público de terça a sexta, das 9 às 17h, sábado, das 9h às 16h e domingo, das 9h às 14h.

Para a mostra foram convidados urban sketchers, um termo utilizado para definir o desenhista de observação que está sempre registrando por meio de desenhos ou fotografias o cotidiano da cidade, das paisagens, das pessoas e da capital maranhense que é uma fonte de inspiração para esses desenhistas.

O foco dos desenhistas é o trajeto conhecido como ‘caminho grande’, que vai da Rua Grande até o bairro do Anil. Por meio de fotos panorâmicas, montagens e cadernos de desenhos, os artistas convidados farão representações de pontos conhecidos no percurso.

Os artistas convidados são Fernanda Castelo Branco, Gilvan Anil, Luiz Santos, Regina Borba e Társis Aires, que farão fotografias do percurso Rua Grande-Anil. Além de contar com a presença de Reylton Rosa Reis, que fará montagens com fotos novas e antigas de prédios no trajeto, com o intuito de transmitir memória afetiva para os espectadores.

11° primavera de museus – A 11ª Primavera dos Museus acontece de 18 a 24 de setembro, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorrerá em mais de 900 museus de todo o país com a temática: “Museus e suas Memórias”, oferecendo ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e etc.

O Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) disponibilizou o guia online da programação com todos os eventos cadastrados, podendo ser acessado pelo endereço www.museus.gov.br. O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Também está disponível a programação em formato de publicação digital.

SERVIÇO

  • Abertura da exposição ‘Caminho Grande: A primeira cidade’
    Nesta quinta-feira (21), às 18h
    Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, Centro, São Luís)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui