Natalino Salgado manifesta apoio a projeto de uma universidade federal para Balsas

0
448

O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Natalino Salgado, que é candidato novamente ao cargo na eleição deste ano, declarou apoio ao projeto do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) para criação da Universidade Federal do Maranhão do Sul. Em imperatriz, num evento de campanha ele justificou seu apoio, lembrando que, em comparação com outros estados do Nordeste, o Maranhão é o único que tem apenas uma universidade federal.

A manifestação foi feita ao ex-prefeito Sebastião Madeira, que atualmente é assessor do Senado à disposição do gabinete de Roberto Rocha. Madeira mostrou a Natalino a atenção que o parlamentar tem dado à UFMA ao longo de seus mandatos.

Roberto Rocha, desde a época de deputado federal, se empenha por criar uma nova universidade federal. Como senador, em 2017, apresentou o Projeto de Lei que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Maranhão do Sul (UFMA-Sul).

Na justificativa do projeto de criação da nova universidade federal, o senador maranhense enfatizou a necessidade da comunidade acadêmica para o desenvolvimento da região tocantina.

Natalino Salgado (E) apoia projeto de Roberto Rocha

“Hoje o setor produtivo se concentra nessa região que não é amparada com os recursos necessários para esse desenvolvimento, inclusive na questão acadêmica de formação de jovens talentos que contribuirão ainda mais pra o crescimento econômico local” frisou.

Para Natalino Salgado, a extensão territorial e a necessidade de avanços na educação superior do Maranhão demandam a criação de uma segunda e até de uma terceira universidade. “Esse é um projeto que precisa avançar para que se amplie e se estruture a educação superior no nosso Estado”, destacou o ex-reitor.

O professor Natalino Salgado tem serviços prestados, em sua gestão como reitor, no Campus da UFMA de Imperatriz e região, ocasião em que a instituição alcançou grande fortalecimento. Um importante exemplo foi a reestruturação do campus do Centro e criação do Campus do Bom Jesus, onde funciona o Curso de Medicina, assim como a implantação dos campi de Balsas e Grajaú.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui