Nova superintendente da Infraero anuncia melhorias para o Aeroporto de São Luís

0
376

A nova superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em São Luís, Tayse Brandão, apresentou à classe empresarial, em reunião na Federação das Indústrias (Fiema), as melhorias que estão previstas para o Aeroporto Marechado Hugo da Cunha Machado, a partir do próximo ano. O encontro foi promovido pelo Conselho Temático de Infraestrutura (CTinfra) da entidade, presidido pelo empresário José de Ribamar Barbosa Belo, o Zeca Belo.

Dentre as melhorias, a superintendente listou a substituição do sistema de iluminação do Terminal de Passageiros, substituição dos forros das salas de embarque e desembarque e o polimento do piso, como primeiras ações. Ela disse ainda que há uma grande possibilidade de em pouco tempo começarem as operações com voos comerciais nos aeroportos regionais de Balsas, Carolina, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Pinheiro e Santa Inês. Atualmente somente a capital e Imperatriz dispõem desses serviços.

Atualmente, a área total do aeroporto internacional de São Luís corresponde a 6 milhões de metros quadrados, dois pátios para aviação regular e aviação geral, cinco hangares e um terminal de passageiro. Só no ano passado (2017), mais de 1,5 milhão de pessoas passaram pelo local, que tem capacidade para atender cerca de 5 milhões de passageiros por ano.

“Cheguei ao Maranhão e encontrei uma equipe muito qualificada, de alto desempenho, e quero colocar essa estrutura à disposição dos empresários, inclusive, convidando-os a uma visita ao aeroporto. Quero me aproximar e contribuir com o que for necessário para o desenvolvimento do setor no Maranhão”, disse Tayse Brandão, que já atuou em aeroportos do Brasil, como os de Aracaju, Montes Claros e Uberlândia.

Diretores da Fiema debatem com executivos da Infraero melhorias para aeroporto da capital

Competitividade – Tayse esclareceu pontos que foram levantados pelo empresariado em relação às obras no aeroporto e melhorias na logística e estrutura, o que pode contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado e da indústria. Um dos projetos abordados foi o Terminal de Logística de Cargas do aeroporto, sobre o qual ela explicou que deverá ser entregue, em novembro deste ano, à empresa Ponta Negra Logística. Pela concessão, a empresa ficará responsável pela atividade de armazenagem e movimentação de cargas internacionais do local pelos próximos 30 anos.

A superintendente também pontuou que serão iniciados processos em 2019 para pavimentação das pistas de pouso e decolagem, melhorias nas RESAS (área de segurança de final das pistas) e faixas de pistas e iluminação.

Tarifas mais competitivas em relação aos principais aeroportos do país para voos com origem ou destino no Maranhão e perspectiva de concessão de terminais aeroviários no Maranhão para a iniciativa privada, aumentando a atratividade dos empreendimentos e a qualidade dos serviços ofertados também estiveram na pauta.

O vice-presidente da FIEMA e presidente do CTinfra, José de Ribamar Barbosa Belo, destacou que o pleito das indústrias maranhenses tange à melhoria da infraestrutura aeroviária no Maranhão para o desenvolvimento e da competividade do Estado. “Sempre estivemos trabalhando junto a Infraero para que nosso aeroporto se torne cada vez melhor e que possamos expandir no Maranhão sua estrutura para atender também ao que a classe produtiva está pleiteando para o crescimento do Maranhão”.

Entidades do turismo também estiveram presentes à reunião, que teve como ponto de discussão a importância do trabalho em conjunto para que os aeroportos regionais entrem em operação o mais breve possível.

Participaram da reunião do CTinfra representantes da Infraero, FIEMA, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (Abav-MA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (Abih-MA), Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do Maranhão (Sectur) e Observatório do Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui