Oito candidatos a presidente participam de debate na Bandeirantes

0
346

Oito presidenciáveis participam na noite desta quinta-feira (09), a partir das 22h, na TV Bandeirantes, do primeiro debate da eleição deste ano. O lugar de cada candidato no palco foi definido por sorteio e desta forma, da esquerda para a direita estarão Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin, do PSDB, Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Nesta mesma sequência os candidatos vão responder a uma pergunta única feita pelos leitores do jornal Metro. Os embates entre eles serão frequentes ao longo de cinco blocos com perguntas entre os presidenciáveis. Haverá ainda a participação dos jornalistas do Grupo Bandeirantes Fábio Pannunzio, Sérgio Amaral e Rafael Colombo.

Assim, entre perguntas diretas, réplicas e tréplicas, os candidatos se confrontarão 80 vezes no debate mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.

Em caso de ofensa pessoal ou moral, o político poderá pedir direito de resposta que será analisado por um comitê formado por advogado e jornalistas. Caso seja concedido, a defesa será feita em um minuto e, sempre que possível, no mesmo bloco em que a ofensa ocorreu.

Segundo o diretor nacional de Jornalismo da Band, Fernando Mitre, a expectativa é grande para o primeiro debate, que vai indicar como será a caminhada dos candidatos. O efeito eleitoral do debate costuma ultrapassar a noite do encontro e as declarações repercutem nos dias seguintes. Muitas vezes os assuntos discutidos foram decisivos para o resultado eleitoral.

A história dos confrontos começou na década de 80 e desde então a tradição de abrir espaço para o eleitor conhecer as propostas passa pelo Grupo Bandeirantes.

Em caso de segundo turno, os candidatos à Presidência se encontrarão dia 11 de outubro. Já os debates entre os candidatos aos governos de todos os estados serão no dia 16 de agosto. Onde houver segundo turno, os programas estão marcados para o dia 18 de outubro.

(Com dados da Band)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui