Olimpíada do Conhecimento realizada em Imperatriz premia os melhores da educação profissional

0
336

Os melhores nomes da educação profissional de seis estados foram conhecidos na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento (OC), nesta sexta-feira (20), em Imperatriz. A competição ocorreu de 15 a 19 de julho, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade do Sistema Fiema, com a participação de sete competidores em duas ocupações da indústria: Carpintaria de Telhados e Construção de Estruturas Metálicas.

O diretor regional do Senai, Marco Moura, destacou a importância do evento para a formação dos jovens. “Foi uma satisfação receber estados grandes e percebemos que o Senai de Imperatriz cumpriu com muito louvor a missão de receber seletivas de duas ocupações complexas. Isso demonstra o quanto o Senai está preparado para atender a indústria e oportunizar qualificação de excelência aos maranhenses”.

O vice- presidente da Fiema, Sales Alencar, e o vencedor da modalidade de Carpintaria de Telhados, Lucas Coimbra

Durante quatro dias, os alunos do Senai realizaram provas, simultaneamente, sob a avaliação de técnicos que analisaram critérios como conhecimento, técnica e criatividade no cumprimento da tarefa relacionada à profissão na qual o aluno é certificado.

O coordenador da Olimpíada do Conhecimento, Júlio Fernandes, comemorou o sucesso do evento. “Conseguimos sair daqui com dois futuros representantes que irão compor a delegação brasileira. E nós, do Senai, comemoramos esse resultado, pois além de criar um competidor com padrão de conhecimento elevado, criamos oportunidade para esse jovem ser absorvido pelo mercado de trabalho. Esse é um grande legado”.

O momento bastante aguardado pelos participantes da Olimpíada foi marcado por torcidas, e vibração dos alunos. Emocionado, o medalhista da ocupação Carpintaria de Telhados, Lucas Coimbra, do estado de Minas Gerais, recebeu a notícia ao lado dos colegas e delegação do seu estado, que parabenizaram o jovem pela conquista. “A competição em si, é muito desafiadora, e eu já estava muito feliz por ter chegado até aqui e agora mais ainda por levar essa medalha de ouro ao meu estado”.

Lucas Carneiro, do estado de São Paulo, garantiu a medalha de ouro na modalidade de Construção de Estrutura Metálicas. “Eu treinei bastante, fiquei muito nervoso, mas fiz o meu melhor e hoje estou aqui colhendo frutos de muitas honras de treino e dedicação”.

Os competidores da ocupação de Carpintaria de Telhados comemoram o resultado

O vice-presidente da Fiema, Francisco de Sales Alencar, aproveitou para parabenizar os competidores desta edição. “Nossa cidade se sente muito honrada com a participação de todos vocês, que deram o melhor nesses dias de competição, e também por receber esse evento, que destaca a grandeza da indústria em todo país”.

Marcaram presença na solenidade de encerramento, empresários, representantes políticos, estudantes e diretores da Federação. Na oportunidade, Marco Moura entregou aos competidores e ao coordenador da Olímpiada do Conhecimento, medalha de homenagem aos 65 anos de atuação do Senai no Maranhão.

A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina e está organizada em quatro fases: Escolar, Estadual, Nacional e Mundial. Os medalhistas de ouro seguem com treinamento intenso para participarem da WorldSkills, em Kasan, na Rússia, em 2019. Além disso, o aluno Ivo Henrique, do Senai Imperatriz, participa, no próximo dia 29, da seletiva na ocupação de Movelaria, que será realizada em Brasília.

Confira o nome dos vencedores:

Carpintaria de Telhados:

  • 1º – Lucas Coimbra (MG)
  • 2º – Dionatan Melo (RN)
  • 3º Carlos André (MA)

Construção em Estruturas Metálicas:

  • 1º Lucas Carneiro (SP)
  • 2º Patrik Manhaes (RJ)
  • 3º Igor Oliveira (RN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui