Olimpíada do Conhecimento realizada em Imperatriz premia os melhores da educação profissional

859

Os melhores nomes da educação profissional de seis estados foram conhecidos na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento (OC), nesta sexta-feira (20), em Imperatriz. A competição ocorreu de 15 a 19 de julho, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade do Sistema Fiema, com a participação de sete competidores em duas ocupações da indústria: Carpintaria de Telhados e Construção de Estruturas Metálicas.

O diretor regional do Senai, Marco Moura, destacou a importância do evento para a formação dos jovens. “Foi uma satisfação receber estados grandes e percebemos que o Senai de Imperatriz cumpriu com muito louvor a missão de receber seletivas de duas ocupações complexas. Isso demonstra o quanto o Senai está preparado para atender a indústria e oportunizar qualificação de excelência aos maranhenses”.

O vice- presidente da Fiema, Sales Alencar, e o vencedor da modalidade de Carpintaria de Telhados, Lucas Coimbra

Durante quatro dias, os alunos do Senai realizaram provas, simultaneamente, sob a avaliação de técnicos que analisaram critérios como conhecimento, técnica e criatividade no cumprimento da tarefa relacionada à profissão na qual o aluno é certificado.

O coordenador da Olimpíada do Conhecimento, Júlio Fernandes, comemorou o sucesso do evento. “Conseguimos sair daqui com dois futuros representantes que irão compor a delegação brasileira. E nós, do Senai, comemoramos esse resultado, pois além de criar um competidor com padrão de conhecimento elevado, criamos oportunidade para esse jovem ser absorvido pelo mercado de trabalho. Esse é um grande legado”.

O momento bastante aguardado pelos participantes da Olimpíada foi marcado por torcidas, e vibração dos alunos. Emocionado, o medalhista da ocupação Carpintaria de Telhados, Lucas Coimbra, do estado de Minas Gerais, recebeu a notícia ao lado dos colegas e delegação do seu estado, que parabenizaram o jovem pela conquista. “A competição em si, é muito desafiadora, e eu já estava muito feliz por ter chegado até aqui e agora mais ainda por levar essa medalha de ouro ao meu estado”.

Lucas Carneiro, do estado de São Paulo, garantiu a medalha de ouro na modalidade de Construção de Estrutura Metálicas. “Eu treinei bastante, fiquei muito nervoso, mas fiz o meu melhor e hoje estou aqui colhendo frutos de muitas honras de treino e dedicação”.

Os competidores da ocupação de Carpintaria de Telhados comemoram o resultado

O vice-presidente da Fiema, Francisco de Sales Alencar, aproveitou para parabenizar os competidores desta edição. “Nossa cidade se sente muito honrada com a participação de todos vocês, que deram o melhor nesses dias de competição, e também por receber esse evento, que destaca a grandeza da indústria em todo país”.

Marcaram presença na solenidade de encerramento, empresários, representantes políticos, estudantes e diretores da Federação. Na oportunidade, Marco Moura entregou aos competidores e ao coordenador da Olímpiada do Conhecimento, medalha de homenagem aos 65 anos de atuação do Senai no Maranhão.

A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina e está organizada em quatro fases: Escolar, Estadual, Nacional e Mundial. Os medalhistas de ouro seguem com treinamento intenso para participarem da WorldSkills, em Kasan, na Rússia, em 2019. Além disso, o aluno Ivo Henrique, do Senai Imperatriz, participa, no próximo dia 29, da seletiva na ocupação de Movelaria, que será realizada em Brasília.

Confira o nome dos vencedores:

Carpintaria de Telhados:

  • 1º – Lucas Coimbra (MG)
  • 2º – Dionatan Melo (RN)
  • 3º Carlos André (MA)

Construção em Estruturas Metálicas:

  • 1º Lucas Carneiro (SP)
  • 2º Patrik Manhaes (RJ)
  • 3º Igor Oliveira (RN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui