Pesquisa da Fecomércio indica aumento na intenção de consumo

0
448
Rio de Janeiro - A dona de casa Maria das Graças Benedito, 67 anos, compra presentes para o Dia das Crianças no comércio da Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências (Saara), o maior centro comercial popular do Rio de Janeiro.

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio (Fecomércio) revela que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 113,9 pontos no mês de fevereiro em São Luís, apresentando variação positiva com avanço de 0,4% em relação ao mês anterior e de 7,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o indicador bateu novo recorde histórico e alcançou o maior patamar absoluto desde maio de 2015.

Os componentes responsáveis pela manutenção positiva do índice de confiança do consumidor na passagem mensal foram as percepções sobre o momento mais favorável para acesso ao crédito e compras a prazo (7,0%), além da melhoria das condições de renda atual (6,8%) e consumo atual (6,0).

Por outro lado, a redução do otimismo com relação a compra de bens duráveis (-6,5%) e perspectivas futuras de consumo (-4,3%) e profissionais (-4,0%) atrapalharam o crescimento mais destacável do indicador.

Após meses consecutivos de aceleração da intenção de compras para bens duráveis, o subcomponente apresentou arrefecimento natural, dado o momento de início de ano em que o consumidor acumula outros compromissos financeiros, tal como material e matrículas escolares, IPVA, IPTU e etc.

Saiba mais – A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio.

O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da condição de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo presente e futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui