Pesquisa do BTG Pactual diz que Jair Bolsonaro deve vencer a eleição por uma diferença de 20%

1
497

Pesquisa encomendada pelo banco BTG Pactual ao instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (22), diz que o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, deve vencer a eleição do próximo domingo (28) com uma diferença de 20 pontos à frente do seu concorrente. Ele tem 60% da preferência dos eleitores brasileiros contra 40% de Fernando Haddad (PT).

O levantamento foi feito sábado (20) e domingo (21), portanto depois das denúncias contra Bolsonaro  no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que teria se utilizado de fake news nas redes sociais para prejudicar seu adversário, e do pedido do PDT para que a eleição do primeiro turno fosse anuladas, pelas mesmas razões levantadas pelo PT.

As entrevistas foram realizadas por telefone com 2 mil eleitores nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 p.p. e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03689/2018.

Os números se baseiam nos votos válidos, ou seja, quando são desconsiderados os nulos, brancos e indecisos, mas considerando as intenções de voto totais, o militar recebeu 52% de menções, e o petista, 35%, ou seja 17% a mais. Os votos em branco e das pessoas que não irão votar em nenhum candidato somam 9%.

De acordo com o FSB, Bolsonaro vem crescendo cerca de 1% a cada semana. Já Fernando Haddad, vem diminuindo em intenções de voto. Na penúltima pesquisa, divulgada dia 1º de outubro, ainda no primeiro turno, o candidato do PSL tinha 43% e Haddad,  42%, ou seja, estavam tecnicamente empatados.  Na semana passada, Bolsonaro já tinha 59% contra 41% de Haddad.

O levantamento também apurou que Fernando Haddad é o mais rejeitado, com 52% dos entrevistados dizendo que não votariam nele em hipótese alguma, enquanto Bolsonaro não seria escolhido de jeito nenhum por 38%.

Dentre os eleitores, 54% dizem que poderiam votar no militar e outros 40% afirmaram que escolheriam o petista. Os índices de popularidade dos candidatos é igual.

Os eleitores também foram questionados qual a razão de sua escolha para este 2º turno. Eis os resultados:

Melhor opção:

  • Jair Bolsonaro – 85%
    Fernando Haddad – 75%

Impedir a vitória do outro candidato:

  • Jair Bolsonaro – 10%
    Fernando Haddad – 18%

Não souberam responder:

  • Jair Bolsonaro – 6%
    Fernando Haddad – 9%

(Com dados Poder360)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui