Pesquisa revela: 55% da população vão comprar no Dia das Crianças

0
592

Levantamento da Federação do Comércio sobre a intenção de consumo para o Dia das Crianças aponta que 55,6% dos consumidores de São Luís pretendem comprar algum produto para dar de presente no Dia das Crianças. Apesar de ser um índice expressivo, com mais da metade dispostos a ir às compras, na comparação com o mesmo período de 2016, revela uma retração de 15,9% no nível de consumo.

Por outro lado, 15% dos consumidores disse ainda estar indeciso quanto ao consumo, revelando um aumento expressivo superior a 200% entre os consumidores que vão deixar para última hora a decisão sobre as compras.

De acordo com a Fecomércio, as razões para aumento da desconfiança dos consumidores estão relacionadas ao período em que o estudo foi realizado, entre os dias 9 e 13 de setembro, quando surgiam novas notícias na mídia sobre a possível existência de uma segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Com isso, embora o cenário econômico esteja bastante favorável em meio às previsões positivas de recuperação econômica verificada com a retomada da criação de postos de trabalho aliado ao cenário de inflação abaixo da meta, possivelmente o último trimestre do ano possa sofrer com um novo cenário de instabilidade política caso seja aceita a denúncia contra o Governo Federal, o que poderia comprometer temporariamente o consumo e a confiança dos consumidores, assim como já está indicado pela pesquisa para o Dia das Crianças.

Os dados da pesquisa sugerem a possibilidade de manutenção de resultados positivos nas vendas nesse Dia das Crianças. “O nosso estudo apresenta um aumento significativo dos consumidores indecisos, que ainda não sabem se irão às compras e que poderão ser levados ao consumo pelo apelo emocional que geralmente essas datas comemorativas trazem consigo. Outro dado importante, é o aumento daqueles que desejam comprar mais de um produto, como três, quatro ou cinco presentes”, completou José Arteiro.

Rua Grande é o local preferido para as compras para o Dia das Crianças

Destaques – O estudo demonstra ainda que após dois anos em segundo lugar, a intenção de comprar presentes no Centro Comercial/Rua Grande voltou para a primeira posição, alcançando 43,3% de preferência dos consumidores. Em seguida, estão as lojas de shopping centers, que alcançaram 31,3% de preferência, demonstrando uma redução de 34,11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, entre os consumidores com intenção de consumo, 36,4% apresentaram interesse em adquirir apenas um produto, apresentando uma redução de 1,62%. Em contrapartida, 16,6% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar até três produtos, 7,9% afirmaram que irão comprar até quatro produtos e 7,6% devem comprar cinco presentes ou mais, revelando um aumento de 10%, 146,9% e 22,6%, respectivamente.

Entre os produtos preferidos deste ano, a lista dos presentes é liderada por brinquedos com 58,9% de intenção de consumo e artigos de vestuário com 28,4%. Estes dois tipos de produtos registraram, respectivamente, aumento de 2,8% e 8,4% nas intenções de compra em relação ao ano passado. Também compõem a lista de preferência dos consumidores neste ano os aparelhos/jogos eletrônicos (12,1%), sapatos (4,1%), videogame (1,8%), material esportivo (1,6%) e bicicleta (1,6%).

“Esses dados demonstram o perfil genérico do consumidor atual, que apesar de cauteloso não vai deixar de comprar presentes, mesmo com valores mais acessíveis, e aquecer o nosso comércio durante esse período”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui