Presidente da CDL diz que Cadastro Positivo beneficia empresários e clientes

0
83

AQUILES EMIR

Desde esta quarta-feira (15), o banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), administrado pelas câmaras de dirigentes lojistas (CDLs). O objetivo de ampliar o sistema de informação sobre pessoas que têm bom comportamento como contratantes de vendas financiadas, empréstimos bancários etc, facilitando a aprovação de cadastros e novos contratos.

O empresário Fábio Ribeiro, que preside a CDL de São Luís, fala das vantagens desse cadastro.

Quais suas expectativas com a entrada em vigor do Cadastro Positivo?

  • O Cadastro Positivo já existia desde 2013, porem com adesão voluntária, mas agora tornou-se automático para pessoas físicas e jurídicas. Com isso, teremos novos parâmetros no mercado de crédito, que vai realizar suas operações baseado no histórico de pagamentos de cada cliente.

O que diferencia o modelo de consulta do atual?

  • Antes tínhamos um modelo que considerava a inadimplência como principal referência: se o cliente estava negativado, a prática comum era não conceder um novo crédito para ele, para evitar riscos. Temos agora uma inversão: a informação negativa continua existindo, mas o consumidor constrói a sua própria reputação no mercado, a partir da regularidade de seus pagamentos. O lojista – que antes consultava o registro negativo – passa a consultar o score, que é a pontuação estabelecida para cada consumidor, a partir de seu histórico de pagamentos em dia.

Esse novo modelo vai estimular o crédito?

  • No mundo todo a implantação do Cadastro Positivo trouxe resultados muito significativos. Nos Estados Unidos, por exemplo, passou de 40% para 80% o percentual de pessoas que têm acesso ao crédito. Isso acontece porque as empresas e instituições financeiras podem oferecer crédito com juros mais baixos, porque há uma diminuição do risco com o Cadastro Positivo. Isso é muito bom para o cliente, especialmente quem não tem como comprovar renda, ele passa a cuidar do seu “currículo financeiro”; e o credor tem esse indicador de confiança.

No Maranhão o SPC conta com um banco de dados de quantas pessoas?

  • Não se fala pessoas, porque algumas têm mais de uma dívida registrada. No Maranhão, temos um total de 1.775.804 registros no SPC Brasil.

Do Maranhão, quantas empresas consultam esse banco de dados?

  • Temos 6.341 associados consultando nosso banco de dados.

Para o movimento lojista, quais as vantagens do Cadastro Positivo?

  • É uma mudança significativa que vai impactar muito no mercado de crédito e, por consequência, no varejo. O cliente passa a ter um novo perfil e constrói uma nova relação com o lojista, baseada em sua reputação positiva, o que vai resultar em mais confiança, mais crédito e mais recursos injetados no mercado consumidor, alavancando as vendas e gerando mais empregos.
Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui