Produção de açúcar no Maranhão aumenta 94,6%, segundo estimativa da Conab

0
483
AQUILES EMIR aquilesemir@uol.com.br

GIRO ECONÔMICO

A produção maranhense de açúcar este ano terá aumento de quase 100% na comparação com a de 2017, segundo estimativa sobre a safra de cana divulgada na última terça-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o levantamento, serão produzidas 22,6 mil toneladas do adoçante, 11 mil a mais que em 2016, quando foi atingida a marca de 11,6 mil, e isto significa uma variação de 94,6%, a mais alta do país.

Apesar deste crescimento, o estado continua sendo o menor produtor do Nordeste e o penúltimo do Brasil, à frente apenas do Amazonas, que vai produzir 11,9 mil. Para obter esse resultado, houve um crescimento expressivo de 78,7% na destinação de cana para esse tipo de beneficiamento, um total de 170,1 mil toneladas, enquanto ano passado esse volume foi de 95,2 mil toneladas.

Quanto à produção de álcool, ela deve atingir no estado 162,6 milhões de litros, 35,2 milhões a mais do que no ano passado, quando foram produzidos 127,3 milhões de litros. A destinação da cana para esse beneficiamento aumentou 17,4%, saindo de 1,747 milhão para 2,050 milhões.

Vacinação – Começa nesta terça-feira (1°) e vai até dia 31 a primeira etapa de 2018 da campanha de vacinação contra febre aftosa. Ao contrário das versões anteriores, a Agência de Defesa Agropecuária (Aged) não fixou um evento para a abertura oficial, cabendo às regionais fazerem num município de sua área de abrangência e na região do Pindaré a propriedade escolhida é a Fazenda São José, da Agronicolau, às margens da BR 135 no município de Santa Inês, onde haverá uma grande recepção organizada por Samir Nicolau.

Posses – O engenheiro eletricista Berilo Macedo toma posse em caráter formal na presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA), quinta-feira (03), em sessão marcada para às 20h na Federação das Indústrias (Fiema), com a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger. Na mesma solenidade, serão empossadas as diretorias da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e do Sindicato dos Engenheiros (Senge-MA).

Na solenidade de terça-feira (25) em que foi distinguido com o título de Cidadão de São Luís, o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, com a vereadora Bárbara Soeiro, que foi a autora da proposição

Bandeirantes – A programação da Band em São Luís, que era exclusividade da TV Maranhense (Canal 12), está disponível agora, pelo sinal aberto, somente no canal 27, da TV Metropolitana, mas isto é temporário, já que a rede paulista pretende instalar uma repetidora própria nos próximos meses. 

Moradias – O Maranhão continua sendo o estado com o menor percentual de domicílios com microcomputador dentre todas unidades da Federação. Outro bem com pouca penetração nos domicílios maranhenses é a máquina de lavar roupa. Apesar da variação positiva de 25,5% para 26,7% de 2016 para 2017, o Maranhão é o penúltimo, em termos percentuais, como domicílios com acesso a esse bem. Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) divulgada pelo IBGE, quinta-feira (26).

Serasa – Um caminhão com 15 metros de comprimento por 2,60 de largura, principal equipamento da Serasa Experian para o seu projeto de educação financeira gratuita à população, estará, desta terça (1°) a sexta-feira (04), no Terminal da Integração da Cohama, em São Luís, onde a população poderá fazer autoconsulta de CPF, conhecer a pontuação de crédito, abrir o Cadastro Positivo, fazer alerta de documentos extraviados e receber orientações para regularizar pendências financeiras e renegociar dívidas.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui