Nilton Prazeres e João Conrado disputam Conselho Regional de Contabilidade

0
472

AQUILES EMIR

Cerca de 5 mil profissionais de Contabilidade, entre bacharéis e técnicos, vão às urnas nestas terça e quarta-feira (dias 21 e 22) para eleição de 2/3 do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA). Duas chapas disputam a eleição, uma encabeçada pelo atual vice-presidente Nilton Prazeres (Chapa 1, no registro à esquerda) e a outra por João Conrado de Carvalho (Chapa 2), que são os candidatos naturais a presidente, mas a escolha será feita somente em janeiro de 2018, com a posse dos conselheiros eleitos, que escolherão a diretoria executiva.

Embora esteja sendo pouco explorada nos meios de comunicação tradicionais, a campanha está bem acirrada nas redes sociais, onde foram criados grupos para defender as ideias de cada candidato, e como ocorre em todas as disputas eleitorais não faltam acusações de ambos os lados, o que pode causar uma divisão, ainda que temporária, da categoria, criando para o novo presidente um enorme desafio reaglutinar esses profissionais em favor do fortalecimento do seu órgão de representação.

Concorrendo pela chapa de oposição, João Conrado diz que sua principal meta é fortalecer o CRC a fim de que possa dar uma melhor representação a seus filiados, e para isto pretende firmar convênios com outras instituições, a exemplo de OAB, CREA, CRA, entidades empresariais e órgãos do poder público: tribunais de contas da União (TCU) e do Estado (TCE), Ministério Público (federal e estadual), Controladoria Geral da União (CGU), procuradorias do Estado e dos municípios, Assembleia Legislativa, câmaras de vereadores e outros.

De acordo com o candidato, os contadores precisam estar no centro dos debates sobre os temas sobre economia, pois afetam diretamente as atividades de seus clientes, sejam eles órgãos públicos, empresas privadas ou pessoas físicas, mas para que isto ocorra é preciso que o CRC seja lembrado e para ser lembrado ele precisa opinar, contribuir, questionar, enfim se apresentar à sociedade e não ficar alheio ao que está ocorrendo nos outros setores.

Renovação – Apesar de pertencer à diretoria atual, Nilton Prazeres promete dar uma nova representação ao CRC, e prova disto é que sua chapa renova em boa parte a composição do conselho, sendo boa parte dos candidatos jovens contadores, que vão contribuir para dar uma injeção de ânimo ao colegiado. Prazeres acredita que o fato de estar na diretoria faz dele o candidato que merece maior confiança, por conhecer a fundo como funciona não apenas o Conselho Regional, mas o Federal.

A eleição será realizada nos dois dias, pela internet. Cada contador em dia com suas obrigações com o órgão recebeu uma senha para que possa gerar uma nova, que dá acesso ao site desenvolvido especialmente para esse tipo de votação. Apesar de questionado por uns, tanto o CRC quanto o CFC garante a lisura do pleito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui