Programação do arraial junino da Maria Aragão começa neste sábado

0
1246

A programação do arraial da Praça Maria Aragão começa neste sábado (18) e se estende até o dia 30 de junho. A abertura do arraial contará com a presença de 10 grupos de tambor de crioula, em comemoração ao Dia Nacional do Tambor de Crioula (celebrado dia 18 de junho), manifestação popular mais antiga do estado, a partir das 18h. O tambor é reconhecido desde 2007 como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através da Lei nº 13.248, de 12 de janeiro de 2016.

“Mais uma vez vamos realizar uma festa bonita com a diversidade de manifestações da nossa cultura popular, garantido a parceria de sucesso entre a Prefeitura e o Governo do Estado, e uma programação variada, acessível, e também apoio a arraiais em diversos bairros da cidade”, disse o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Para quem gosta de forró de raiz, o espaço contará com um Barracão do Forró, que será animado pela banda Forró do Xeleleu, às 19h, seguido do Os Três do Forró, às 21h.

No palco principal, o show de abertura será com o grupo Lamparina, a partir das 21h. Em seguida, quem sobe ao palco é o Boi Novilho Branco, sucedido do Bumba Meu Boi Oriente. À meia-noite, sobe ao palco o Boi de Axixá, seguido do Boi da Pindoba, encerrando a programação do primeiro dia.

Pelas estimativas da prefeitura, a Praça Maria Aragão deverá receber, este ano, mais de 150 mil pessoas durante os 12 dias de atrações. Com estrutura de barracas já montadas, o público terá à disposição, serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e da cultural regional da cidade, com atendimento diário, das 18h à meia-noite.

Além disso, estrutura de som, iluminação e dois palcos para apresentações artísticas e manifestações culturais, com 285m² de espaço, e também um espaço para quem gosta de um bom arrasta-pé, o Barracão do Forró, com apresentações de bandas e grupos de forró pé de serra todas as noites.

Para movimentar a economia criativa e aumentar o espírito empreendedor do produtor maranhense, o público e turistas participantes dos dias de festividades juninas terão a oportunidade de conhecer trabalhos dos artesãos ludovicenses no Espaço do Artesanato. Com características peculiares, os profissionais vão expor produtos confeccionados com fibra de buriti, bordados em cerâmica, peças com personagens da cultura maranhense, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui