Projéteis lançados pela Coreia do Norte seriam de curto alcance

0
191

O Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul declarou que dois projéteis foram lançados por volta das 8h01 e 8h16, hora local, nesta sexta-feira (16), da província de Gangwon, na Coreia do Norte. Eles voaram cerca de 230 quilômetros de distância e atingiram uma altitude de aproximadamente 30 quilômetros.

Uma fonte ligada às forças militares sul-coreanas acredita que os projéteis sejam mísseis balísticos de curto alcance.

Ainda segundo a mesma fonte, dados sobre distância e altitude do voo dão suporte à suposição de que os projéteis sejam mísseis de curto alcance. Acrescenta que, no entanto, é necessário realizar análises mais detalhadas.

Diálogo – Pyongyang informou que não tem nenhuma intenção de estabelecer um diálogo com Seul depois de o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ter feito um apelo para uma cooperação econômica.

O comitê norte-coreano para a Reunificação Pacífica da Coreia divulgou declaração, por meio da agência estatal de notícias do país, sobre o discurso que Moon havia dado no dia anterior.

Moon pediu cooperação econômica entre as Coreias e que as negociações sobre desnuclearização entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte sejam retomadas.

A declaração norte-coreana criticou Moon por propor um diálogo no exato momento em que os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão realizando exercícios militares conjuntos. Os exercícios entre os dois países devem ser concluídos na próxima terça-feira (20).

Pyongyang denunciou as simulações, referindo-se a elas como ensaio para um ataque à Coreia do Norte.

Ainda segundo a declaração, Moon foi descrito como uma pessoa insolente, e a expectativa da Coreia do Sul de que o estabelecimento de um diálogo bilateral ocorra de forma natural seria um sonho.

(Com informações da NHK, emissora pública de televisão do Japão)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui