Rompimento na adutora do Italuís frustra planos da Caema para normalizar fornecimento de água

2
2026

O governador Flávio Dino (PCdoB), que na sexta-feira (08) mandou acelerar os serviços de ligação na nova adutora do Sistema Italuís para que o abastecimento de água em São Luís fosse restabelecido no sábado (09), passou boa parte do dia no Campo de Perizes buscando informações para a desagradável surpresa de rompimento na tubulação, o que obrigou a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) a suspender a operação.

Na nota distribuída neste domingo (10), a estatal diz que os trabalhos estão intensificados, mas não dá prazo para normalizar o abastecimento d´água na cidade e o governador mandou até chamar a Perícia para explicar o que houve.

Na noite de sábado (9) foi identificado um problema na conexão feita no novo Sistema Italuís. A falha foi detectada após o reinício do bombeamento de água na nova adutora. O problema está numa peça fabricada por uma das empresas contratadas para fazer a instalação da nova adutora.

“Eu vim para cá desde cedo, e a equipe atravessou a noite contendo essa ruptura. Houve a retirada da água para permitir o reparo, que está sendo feito agora”, afirmou o governador. “Já determinei que a equipe trabalhe até a hora que for necessária para que haja o restabelecimento daquilo que sabemos que é fundamental para a população.”

Equipes trabalham para resolver problema em adutora do Sistema Italuís (Cláudio Pacheco)

Perícia – “Houve uma estranha ruptura numa peça em formato de Y. Isso formou uma espécie de ‘bucho’ na peça, como se tivesse havido a retenção do fluxo de água por alguma razão. Eu determinei que a Polícia Civil venha e faça uma perícia para examinar o que aconteceu tecnicamente”, acrescentou Flávio.

O governador informou que vai ficar o dia no local acompanhando os trabalhos de reparo. “Vai ser colocada uma peça nova e será feita uma nova ligação entre as adutoras ainda hoje para o restabelecimento da água.”

Ele também disse que conversou com as quatro empresas contratadas que trabalharam na instalação da nova adutora.  Os proprietários e diretores estão no local.

NOTA

Caema trabalha para restabelecer emergencialmente Sistema Italuís

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vem a público informar que:

  1. Contratou as empresas privadas Edeconsil Construções e Locações, PB Construções e EIT Construções para realizar a obra da nova adutora do Sistema Italuís.
  2. Na tarde da última sexta-feira (8), foi finalizado o serviço de interligação da nova adutora, antes do prazo estabelecido.
  3. Infelizmente, na noite de sábado (9), ocorreu vazamento de grande porte no começo do Campo de Perizes, na junta Y. A peça, fabricada pela empresa Memps Engenharia, não suportou a pressurização na linha de distribuição.
  4. Desde o momento do rompimento, equipes da Caema e das empresas privadas trabalham no local, ininterruptamente, para a resolução do problema.
  5. Nesse momento, está sendo feito restabelecimento emergencial para permitir que as empresas privadas contratadas (Memps Engenharia, PB Construções, Edeconsil Construções e Locações e EIT Construções) encontrem a solução definitiva para o problema, de responsabilidade deles.
  6. Novas informações serão repassadas à população nas próximas horas, à medida que os trabalhos de reparo avancem.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas empresas visam somente o lucro, o lucro maximo, sem se preocuparem com a qualidade dos servicos prestados. Enquanto essa mediocridade prevalecer na cabeca dos empresarios maranhenses, nao teremos qualidade nos servicos prestados ‘a populacao. A boa noticia ~e que atualmengte a concorrencia ~e global, e aos poucos, ou talvez rapidamente, essas empresas tenderao a desaparecer. Hoje em dia, tem-se que aliar lucro com qualidade, rapidez, satisafacao do cliente, coisas que andam esquecidas por muitos empresarios.

  2. Essas empresas visam somente o lucro, o lucro maximo, sem se preocuparem com a qualidade dos servicos prestados. Enquanto essa mediocridade prevalecer na cabeca dos empresarios maranhenses, nao teremos qualidade nos servicos prestados ‘a populacao. A boa noticia ~e que atualmengte a concorrencia ~e global, e aos poucos, ou talvez rapidamente, essas empresas tenderao a desaparecer. Hoje em dia, tem-se que aliar lucro com qualidade, rapidez, satisafacao do cliente, coisas que andam esquecidas por muitos empresarios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui