Rotary Club inicia nesta quarta-feira, em São Luís, conferência do Distrito 4490

0
865

Será aberta nesta quarta-feira (19) e prossegue até sábado (22), no Hotel Pestana, em São Luís a 66ª Conferência do Distrito 4490. A Expectativa é que aproximadamente 600 rotarianos do Maranhão, Piauí e Ceará estejam participem do evento em que serão debatidos diversos temas relacionados às causas humanitárias, voluntariado, intercambio de jovens e assuntos do Rotary Internacional.

O evento, coordenado pelo casal governador do Distrito 4490, David Lima Gomes e Luz Marina Guimarães, contará com a presença de Alberto Bittencourt, do Rotary Club Recife Boa Viagem (Pernambuco), que representará o Rotary Internacional.

Quarta e quinta-feira haverá a pré-conferência com o treinamento dos candidatos selecionados para o intercâmbio de jovens para o ciclo 2017-2018. Este é um dos mais importantes programas do Rotary, que além de contribuir pra a formação de jovens maranhenses no aprendizado de um novo idioma e cultura, tem relevante papel na construção da paz mundial no futuro mundial.

Sexta-feira (21), às 15h, o governador Flávio Dino (PCdoB) proferirá palestra sobre “Oportunidades de investimentos no Estado do Maranhão” e participará do lançamento e obliteração de um selo especial da Conferência da Harmonia, a ser lançado pela Empresa de Correios e Telégrafos. Para a festa de encerramento, sábado (22), haverá o leilão de uma obra original do pintor Di Cavalcante.

Rotary – Fundado em 1905 pelo advogado Paul Harris nos Estados Unidos, o Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 219 países, e tem 1.236.050 profissionais voluntários.

No Brasil são 54.736 rotarianos e o Maranhão pertence ao Distrito 4490 que envolve ainda os estados do Piauí e Ceará com mais de 2.000 voluntários distribuídos em 79 clubes. Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente somente dois países ainda são endêmicos, Afeganistão e Paquistão.

Outro importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano o Distrito 4490 (Maranhão, Piauí e Ceará) enviou 21 jovens a países como México, Estados Unidos, Dinamarca Finlândia, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul.

O presidente do Rotary Internacional, o americano John Germ, escolheu para o ano rotário 2016-2017 o lema Rotary a Serviço da Humanidade. Inspirado pela habilidade que a organização tem de reunir profissionais para alcançar metas desafiadoras, Germ disse que “este é o momento de maximizarmos o nosso sucesso, completando a erradicação da pólio e levando o Rotary a novos patamares de serviços à humanidade”.

O governador David Gomes ressalta a importância do Rotary Internacional para o mundo e destacou “Os clubes do Rotary nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, desenvolvem as suas ações humanitárias com a realização de diversos projetos já consolidados no sentido de promover a cidadania das pessoas nas mais diversas comunidades assistidas”, disse David Gomes.

O Rotary concentra seu trabalho em seis áreas de enfoque para ampliar impacto local e global em prol de causas específicas e, ao mesmo tempo, entende que cada comunidade tem suas próprias necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui