Rui Costa diz que governadores do Nordeste apoiam reforma da Previdência

0
547

Em entrevista ao programa Canal Livre da TV Bandeirantes neste domingo (28), o  governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que os estados nordestinos apoiam a reforma da Previdência, mas com ressalvas. Ele é o coordenador do Consórcio Nordeste, que reúne os governantes da região e que prevê ações coletivas em diversas áreas.

Rui Costa defendeu a modificação de quatro pontos, como a permanência do direito previdenciário na Constituição Federal e destacou que nenhum país relevante adotou o modelo de capitalização.

O governador também considera que os mais pobres podem ser poupados, em especial os trabalhadores rurais e os que recebem Benefício de Prestação Continuada. Para Rui Costa, a retirada desses pontos deve garantir os votos da bancada nordestina em favor da reforma.

Rui Costa lembrou que já adotou na Bahia a Previdência complementar e elevou a contribuição de 12 para 14%. O governador defende a aproximação dos servidores públicos dos trabalhadores da iniciativa privada, o que para ele não acontece em relação aos militares.

O governador disse que ainda não teve oportunidade de conversar com o presidente Jair Bolsonaro e que espera uma sinalização do governo sobre projetos para seu estado. Rui Costa foi entrevistado pelos jornalistas Rafael Colombo, Fernando Mitre e Thais Herédia e pelo cientista político Fernando Schüler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui