Saiba como e por que o Volkswagen Gol se tornou uma febre no mercado automotivo brasileiro

0
188

Os carros exercem sempre uma grande atratividade e influência nas pessoas, que muitas vezes planejam anos a fio para comprar o primeiro automóvel. Como não podia deixar de ser, ao longo das décadas algumas marcas de carro começaram a se destacar, e viraram uma espécie de referência nesse mundo tão glamuroso que é o do automobilismo. Uma das marcas mais queridas das pessoas é a Volkswagen, marca alemã criada na primeira metade do século vinte. Conhecida por ter feito carros que remodelaram as normas e os moldes do mercado, inovando sempre e buscando ampliar cada vez mais o seu público.

Para ser mais específico, nossa equipe criou esse artigo para falar do modelo mais conhecido e popular da marca, o Gol, um carro versátil e extremamente funcional que ficou no topo das vendas durante décadas. As pessoas possuem um carinho especial pelo modelo, que fez parte da história de muitas famílias em suas viagens. Por conta de algumas coisas que citaremos aqui, o Gol acabou se tornando uma verdadeira febre entre as pessoas, nada mal para uma empresa que teve um começo tão conturbado por conta da segunda guerra.

O mercado de carros está passando por uma extensa crise nos últimos anos, fruto de uma crise econômica gigante que o país se colocou, impulsionada muito pela instabilidade política que o Brasil vinha apresentando. Sendo assim, o mercado que vinha crescendo e que tinha muitos atrativos, de repente parou de crescer e começou a sofrer com a falta de clientes. Dentre muitos motivos para isso acontecer, a ausência de incentivos bancários como o financiamento se mostra um dos maiores. Para quem pensa em investir num carro, mas está procurando um modelo barato e funcional, mostraremos o porquê de o Gol ser uma boa opção para esse caso.

Prestem atenção nos tópicos abaixo, neles falaremos um pouco sobre os motivos que fizeram o Volkswagen Gol virar uma febre.

Preço – Os brasileiros médios que possuem condições de comprar um veículo zero quilômetro, normalmente escolhem comprar modelos bons e baratos, que possuem plenas condições de atendê-los na estrada e de proporcionar considerável conforto. Ao invés de investir em um carro usado, eles preferem comprar um novo, sendo que existem carros populares ótimos e bastante eficazes. Não que comprar um carro usado seja ruim, porque o Gol também é considerado um dos carros mais revendidos do nosso país. Então, se você comprar um e decidir vendê-lo posteriormente, facilmente achará alguém que o compre.

Nessa esteira, o Gol é sempre considerado por esse perfil de cliente, já que ele é um dos carros com o preço na Tabela Fipe mais em conta do mercado, além de oferecer ótimas condições para os passageiros. Precisamos lembrar que do ano 1987 ao ano 2014, esse modelo de carro permaneceu na liderança das vendas de carros no Brasil, o que demonstra uma incrível capacidade de se manter relevante. Nas décadas em que ele permaneceu no topo, sabemos que a renda média dos brasileiros era bem menor do que é hoje, ainda menor se considerarmos a gigante infração da época. Por isso, o Gol ser o carro mais comprado pelos brasileiros durante esse tempo, já diz muito do seu preço.

Qualidade – Apesar de ser um carro popular e barato, isso não significa que o Gol é um carro ruim. Pelo contrário até, ele não seria tão popular caso fosse ruim e não aguentasse o tranco do dia a dia. O carro possui bancos confortáveis e com amplo espaço para as pessoas, câmbio automático, motor 1.0 MPI de três cilindros, possuindo 82 cv no etanol e 75 cv na gasolina, além do torque que chega a 10kgfm, dentre outros.

Precisamos falar inclusive da questão da manutenção. O Gol é um carro que não costuma necessitar de muita manutenção, sendo um carro forte e bastante resistente. Óbvio que se você resolver fazer uma trilha mega acidentada com ele, isso pode não dar exatamente certo, mas se você o usar para o comum e o simples não há com o que se preocupar. E para quando você resolver levar o veículo até uma oficina, existem muitos profissionais que estão acostumados a mexer com carros desse modelo.

O fato de o Gol não necessitar de muita manutenção, facilita muito a vida dos donos com a questão do dinheiro também, porque alguns modelos de carro necessitam de idas periódicas ao mecânico para fazer ajustes aqui e ali. Esse é um atrativo para o carro da Volkswagen, sem dúvidas, e um dos responsáveis pelo modelo ter virado uma verdadeira febre nacional.

Conforto – Como já dito aqui, viajar num Gol é sempre algo feito com facilidade e conforto, com bancos acolchoados e amplo espaço para colocar os pés. Ficar confortável durante uma viagem pode ser a chave para você não sucumbir ao estresse, afinal, passar horas em um carro desconfortável não costuma ser nada agradável, o que pode também prejudicar a sua coluna, ainda por cima. O Gol pode não ser um carro caro nem sofisticado, mas ele sabe como tratar um bom passageiro.

Aparência – Para os amantes de carro, a necessidade de seu veículo ser bonito é muito grande, já que uma boa aparência passa uma ótima primeira impressão. Além do mais, sabemos que carros são usados como símbolos de status às vezes, fazendo com que seja imperativo que o carro da pessoa seja bonito. O Gol é considerado um carro de bela aparência e um dos modelos populares mais charmosos, o que o faz ser bem procurado. O seu design já foi considerado belo e inovador quando ele surgiu na década de 80, e até hoje ele continua atual, mesmo que com mudanças de uma versão para outra.

(Com foto de pixabay)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação