Santos e Palmeiras encerraram Campeonato Brasileiro com pontuação de campeão

0
155

Depois do quarteto paulista confirmar vaga inédita na Libertadores, Santos e Palmeiras atingiram mais um feito na campanha do Brasileirão, conquistado pelo Flamengo, dono da melhor pontuação da história com 20 clubes. Ambas as equipes terminaram com 74 pontos, e alcançaram a melhor campanha de um vice-campeão e de um terceiro colocado na história dos pontos corridos com 20 participantes, pontuação que seria suficiente para conquistar o título em quatro edições.

O vice-campeão, Santos, e o terceiro colocado, Palmeiras, terminaram o Brasileirão com os mesmos 74 pontos. Com isso, tornaram-se as equipes que mais pontuaram na era dos pontos corridos sem terem sido campeãs.

Antes disso, Grêmio, Atlético Mineira e Flamengo, dividiam a melhor campanha de um vice-campeão, com 72 pontos. A equipe gaúcha chegou a essa pontuação em 2008, quando o São Paulo foi campeão. Os atleticanos em 2012, sendo vice do Fluminense. Já o Flamengo alcançou esses números ano passado, no título palmeirense.

Além disso, tal pontuação daria o título nacional em outras quatro edições. Em 2009, quando o Flamengo foi campeão com 67 pontos. Também nos dois anos seguintes, pois superariam os 71 pontos alcançados por Fluminense, em 2010, e por Corinthians, em 2011. Por último, venceriam também em 2017, ano em que o Corinthians levantou o caneco com 72 pontos.

Na atual edição, o Flamengo ficou com o título, com 90 pontos. O Santos ficou com o vice-campeonato, pois levou vantagem no número de vitórias em relação ao Palmeiras, 22 contra 21. O São Paulo terminou na sexta posição, com 63 pontos e o Corinthians em oitavo, com 56. Na próxima edição do torneio, o quarteto terá a companhia do Bragantino, campeão da Série B.

(FPF)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação