São Luís recebe 32º Encontro do Corredor Centro-Norte nesta quarta-feira

0
189

Será realizada nesta quarta-feira (04), em São Luís, o 32º Encontro do Corredor Centro-Norte que vai debater, das 9h às 18h, no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae Jaracaty, a Logística Integrada para o Desenvolvimento deste canal de escoamento estratégico para o país. O evento é promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) e contará com as presenças do ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro e do secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, César Halum.

Os temas a serem tratados nesta edição trazem reflexos diretos nas comissões de Infraestrutura e Agricultura, entre outras. No evento, o atual estágio da infraestrutura existente no Corredor Centro-Norte, seu planejamento, entraves e impactos regionais e nacional estarão no foco das discussões, por meio de palestras e debates. A ideia é que as reflexões advindas desta 32ª edição do Encontro desencadeiem ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento da intermodalidade e da multimodalidade neste referido canal de escoamento.

O Encontro sobre o Corredor Centro-Norte é um Fórum de promoção do desenvolvimento, voltado para as discussões específicas deste corredor de negócios que liga, por vias multimodais, os estados do Maranhão e Tocantins, possibilitando o escoamento da produção de grãos do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da região do Mato Grosso, Pará e Goiás pelo Terminal Portuário São Luís.

Ao mesmo tempo, o Corredor Centro-Norte viabiliza projetos para o transporte de combustíveis, celulose e minerais. Uma solução de logística que conta com os Terminais Integradores Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; os Terminais de Carregamento de Porto Franco e Açailândia, no Maranhão e a Ferrovia Norte Sul (FNS), essencial para a região da nova fronteira agrícola do Brasil.

Para que se possa avaliar corretamente as demandas, gargalos e perspectivas do Corredor Centro-Norte, a Adecon acredita ser necessário o envolvimento e a participação de diversos setores da sociedade, reunindo os mais representativos players do estado e do país para o debate de questões essenciais para o seu desenvolvimento. Daí a importância destes Encontros que estimulam e colaboram para o avanço de ações gerais de incremento da logística, incentivando o aumento da produção em diversas frentes nos estados de abrangência.

“Estamos com muitas expectativas positivas sobre este evento que trará discussões importantes para o desenvolvimento do nosso estado e deste importante corredor de negócios brasileiro que faz o escoamento da produção agrícola do Centro-Norte, principalmente a produção de grãos, tendo o Terminal Portuário de São Luís como destino convergente das vias multimodais que se integram neste ramal. A nossa expectativa se torna maior, porque o desenvolvimento do Corredor Centro-Norte significa, também, grandes oportunidades para o fomento e crescimento dos pequenos negócios no seu entorno, um fator que gerará trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida da população, garantindo sustentabilidade para milhares de famílias”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, que fará a mediação de um dos debates do evento desta quarta-feira.

O 32º Encontro sobre o Corredor Centro Norte tem o patrocínio da Emap; Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI); Interoceânica Logistics & Solutions e VLI, com a parceria do Sebrae Maranhão, Vale, Queiroz Cavalcanti Advocacia e apoio governamental do DNIT, Ministério da Infraestrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui