Ministro Sarney Filho apresenta proposta para empresas explorarem Lençóis Maranhenses

2
5014

O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, apresenta nesta quarta-feira (19), às 19h, na Associação Comercial do Maranhão, o “Programa de Turismo nos Parques: oportunidades x sustentabilidade”, desenvolvido com do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). No plano de ação do Programa, foram estabelecidos investimentos e melhorias em 25 Parques Nacionais, dentre eles os Lençóis Maranhenses, que poderá ser explorado por empresas privadas.

Segundo dados do Programa de Turismo nos Parques, de forma mais específica, foram selecionados seis Parques Nacionais para implementação das ações que possam alcançar resultados em curtos prazos, entre eles: Aparados da Serra (RS/SC), Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA), Jaú (AM), Serra dos Órgãos (RJ) e Serra da Capivara (PI).

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Felipe Mussalém, é de grande relevância para a classe empresarial conhecer de perto as Políticas Públicas que impactarão na cadeia de serviços e produtos do Estado. “O investimento destinado aos Parques Nacionais, localizados em nosso Estado, trarão um incentivo significativo à economia maranhense, pois envolve várias esferas da cadeia produtiva, como o ramo hoteleiro, gastronômico, turismo, transportes, entre outras”, destacou Mussalém.

A vice-presidente para Assuntos do Turismo, Renata Costa, diz que esta será uma oportunidade para que a sociedade tenha informações sobre a criação de uma infraestrutura favorável ao Turismo na região de Barreirinhas, que foi anunciada pelo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, através de edital de concessão dos serviços por meio de parceria público-privada. “Esperamos a melhoria da estrutura turística para os Parques Ambientais do nosso Estado”, ressaltou.

Lençóis – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981. Está inserido na região do litoral oriental maranhense. Apresenta uma linha de costa regular e parte e sua extensão coberta por uma vasta área de dunas de areia. A imagem mais difundida dos Lençóis Maranhenses é representada pelo maior campo de dunas costeiras das Américas, onde se formam centenas de lagoas de água doce no período chuvoso.

As dunas são altas, chegando a medir até 40 metros de altura, e se movimentam constantemente com o vento, o que dá a impressão de formar um lençol gigante. Além deste cenário, o Parque apresenta áreas de restinga, manguezais e uma faixa marinho-costeira com cerca de 70 km de extensão de praia e 1km entrando pelo mar.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui