Ministro Sarney Filho assina portaria que libera circulação de veículos nos Lençóis Maranhenses

4600

Ministro ressalta que parque deve ser olhado com singularidade 

O ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve neste sábado (20) em Santo Amaro, para uma reunião com moradores, associações e empresários de turismo que atuam na unidade de conservação, além de gestores locais.

Na ocasião, assinou portaria do projeto Amigos do Parque, que trata do ingresso de veículos particulares dos moradores de Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas no Parque Nacional Lençóis Maranhenses e de trabalhos voluntários junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sarney Filho ressaltou que é preciso que o parque nacional seja olhado com a singularidade que ele permite. “Essa unidade tem que se tornar um vetor de desenvolvimento para a região”, disse.

O ministro reforçou, contudo, que a preservação da biodiversidade do parque não entra em discussão: “Ninguém vai fazer nada que possa afetar a biodiversidade do parque”, assegurou. O ministro visitou a unidade em 2017, ocasião em que esteve reunido com famílias que vivem na unidade de conservação.

Em 2016, 40 mil pessoas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Cerca de 20% desse total esteve na região somente no mês de julho. A unidade de conservação tem uma área de mais de 150 mil hectares e abrange três municípios: Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Patrimônio do Mundo – A Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente iniciou os estudos necessários para que o Brasil possa pleitear o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

A notícia foi dada, nesta sexta-feira (19), em Brasília (DF), pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

De acordo com o ministro, até o final do ano o trabalho estará concluído para que essa candidatura possa vir a ser apresentada à Unesco, em Paris.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui