Secretário do Ministério da Infraestrutura visita portos e Base de Alcântara

586

Terminal Marítimo de Ponta da Madeira foi o primeiro compromisso da agenda de Marcelo Sampaio

O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, cumpriu extensa agenda no Maranhão, onde participou da cerimônia de desativação e entrega do edifício sede da Companhia Docas do Maranhão (Codomar), quinta-feira (24). Ele realizou também visita técnica ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, ao Porto do Itaqui e às instalações do Centro de Lançamento de Alcântara.

A primeira visita de Sampaio foi ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, porto privado pertencente à Companhia Vale, adjacente ao Porto de Itaqui, e próximo à cidade de São Luís. O porto destina-se principalmente à exportação de minério de ferro. Em 2018, o terminal movimentou 198 milhões de toneladas, equivalente a 48% de todo minério exportado e 17% de toda a carga portuária do país. Para 2019, a expectativa é movimentar cerca de 208 milhões de toneladas.

“Nós tivemos a oportunidade de conhecer todo o centro de operação do terminal, como é feito o controle e a conexão do modal ferroviário com o modal portuário”, explicou Sampaio. “A gente tem uma das ferrovias mais eficientes do planeta e consegue entregar minério competitivo do outro lado do mundo, na China. Esse é o Brasil que dá certo e o que nós desejamos pra todo o território nacional”, disse ao se referir à Estrada de Ferro Carajás, que faz conexão com o terminal.

Codomar – Nesta quinta-feira, o secretário executivo participou da cerimônia de desativação e entrega do edifício sede da CODOMAR. A liquidação da Companhia Docas do Maranhão é regida pelo Decreto n° 2.965, de 10 de janeiro de 2018. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do ministério e foram divididos em metas que se estendem até 2020.

“O presidente Jair Bolsonaro colocou como missão para o governo federal desburocratizar, desregulamentar e modernizar o estado brasileiro. E nós vimos aqui na Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), que é a autoridade portuária local, nos terminais privados e em todo o complexo do porto, o potencial de crescimento nos próximos anos. Hoje é um dia importante porque mostra que a nossa disciplina e o método que o Ministério da Infraestrutura tem empregado desde janeiro têm gerado resultado”, disse.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 18.40.12

Sampaio também visitou o Porto de Itaqui, que se destaca pelo transporte de minério de ferro ­– 80,9% da movimentação em 2016. Bauxita, soja, alumina, derivados de petróleo e fertilizantes também integram a lista de produtos transportados pelo complexo.

A infraestrutura de Itaqui permite a movimentação, visto que o porto dispõe de sete berços que, somados, totalizam quase 2 km de cais acostável. O porto possui, ainda, armazéns de lona, armazéns de granéis vegetais, silos e tanques.

“O porto é o terceiro maior do país em movimentação de grãos e é o principal do Arco-Norte. A exportação desse ano já foi 20% maior que o ano passado e isso mostra a reação da nossa economia. Nosso papel é prover a infraestrutura adequada para que o Brasil continue crescendo”, disse ao conhecer o fluxo de exportação dos produtos brasileiros para a China.

Centro de Lançamento – A última visita de Marcelo Sampaio ocorre na sexta-feira (25) no Centro de Lançamento de Alcântara – segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira (FAB). O centro está situado no município de Alcântara, a 32 km de São Luís, numa área de 62.000 hectares pertencente à União.

A base possui infraestrutura aeroportuária e acesso rodoviário. Também há acessos marítimos pelo Porto do Cujupe e embarque por meio de Ferry Boat. O Ministério da Infraestrutura é tido como parceiro estratégico na ampliação do centro, uma vez que melhorias na infraestrutura de transporte, tanto no aeroporto quanto nos acesso portuários, são necessárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui