Secretário reúne Conselho Empresarial para apresentar cenários da economia maranhense

0
272

O cenário econômico favorável do Maranhão frente a crise nacional, com a segunda melhor situação fiscal do Brasil, além da projeção positiva do Produto Interno Bruto (PIB) maranhense foram alguns dos temas da reunião do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), realizada nesta segunda-feira (18), no Palácio dos Leões.

As pautas foram apresentadas pelo secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, diretor executivo do Conselho, que explanou sobre a missão Maranhão-China e seus objetivos.

De acordo com Simplício, a missão busca formar clusters maranhenses com foco na realização de compra e venda conjuntas, apresentar produtos maranhenses para o mercado internacional, prospectar novas tendências, tecnologias e estratégias comerciais, além de expor calendário de seminários que serão realizados ainda este ano pela pasta.

“A atual situação do estado, com contas e pagamentos em dia, reforça que o Governo Flávio Dino está no caminho certo. E ao debater com a classe empresarial neste conselho as políticas em prol do Maranhão, afirmamos mais um compromisso, que é o de sempre dialogar com as entidades de classe”, afirmou.

As estimativas do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos Cartográficos (Imesc) para o PIB maranhense de 2017 também foram abordadas. Segundo o órgão, os dados apontam para um crescimento de 2,7%, acima de média nacional, que de acordo com o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) será de 0,5%.

Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, o principal responsável por esse crescimento acima da média nacional foi o setor Agropecuário, que deve registrar nesse ano um crescimento de 25%, devido às condições privilegiadas do clima e à expansão do plantio, que garantiram uma supersafra de 4,6 milhões de toneladas.

“Estamos avaliando o cenário para 2018; a estimativa é que tenhamos um crescimento bem superior à média nacional no próximo ano, seguindo a tendência de 2017,” destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui