Senac leva sabor da culinária maranhense a Festival Gastronômico do Nordeste em Brasília

0
449
Brasília - 1º Festival Gastronômico Nordeste e do Espírito Santo SENAC no restaurante Senac da Câmara dos Deputados, em 14 de maio de 2019. Foto: Andressa Anholete/Exemplus

O Restaurante Escola Senac do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) representou o Maranhão no I Festival Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), terça (14) e quarta-feira (15). Os sabores da culinária maranhense foram apresentados pelos chef’s Júnior Lisboa e Thaynara Gaspar.

Quem visitou o espaço pôde se deliciar de patinhas de caranguejo, torta de camarão, doce de espécie etc.

Ao lado das equipes de cozinha do Piauí, Pernambuco e Bahia, o Maranhão se destacou pela sua riqueza gastronômica e cultural, agradando ao público de 417 pessoas que prestigiaram o evento no Buffet do Restaurante Escola do Senac na Câmara dos Deputados.

Os deputados Eduardo Braide (PMN) e Edilázio Júnior (PSD) participaram de um almoço juntamente com o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, e o diretor geral do Senac Nacional, Sidney Cunha.

“Tive o prazer de participar do I Festival Gastronômico do Nordeste e Espirito Santo, promovido pelo Senac aqui na Câmara dos Deputados. Foi uma ótima oportunidade também, para saborear a comida típica do nosso Maranhão, uma das coisas que eu sinto falta quando estou aqui em Brasília. Parabéns a todos os envolvidos por esse importante festival”, elogiou Edilázio Júnior.

O Festival Gastronômico é uma iniciativa do Senac Nacional, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e contou um menu especial contemplando entradas, pratos principais e sobremesas das regiões, sendo uma oportunidade de oferecer ao público do Restaurante Escola Senac degustação de pratos regionais. Com o objetivo de valorizar as publicações institucionais, os pratos representativos de cada Estado foram escolhidos para a coleção da Culinária Nordestina, da Editora Senac.

Para o assessor do deputado federal Daniel Freitas (SC), Jorge Davi, a iniciativa é interessante para proporcionar o enriquecimento cultural. “Parabéns, a ideia é sensacional, é legal até porque sou do Sul do país, e assim a gente vai conhecendo outras culinárias, me encantei com a patinha de caranguejo, achei espetacular, então só tenho que dar parabéns aos chef’s”, declarou.

Dada a oportunidade de reunir os chef’s do Nordeste e Espírito Santo em Brasília, foi também organizado um momento de educação formal para gerar uma integração. Dessa maneira, foi realizado o curso de Preparo de Verrines (08 horas com certificação pelo Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac), para os 18 profissionais dos Departamentos Regionais do Senac no Nordeste e Espírito Santo, que estiveram em Brasília por ocasião do Festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui