Senai capacita mais de 150 pessoas residentes na área do entorno do Consórcio Alumar

0
151

O Consórcio Alumar realizou, sábado, dia 15, solenidade para formatura de 155 alunos dos cursos de qualificação profissional realizados pelo Projeto de Responsabilidade Social da Área de Disposição de Resíduos de Bauxita (ARB 8). As aulas, ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram realizadas nas comunidades de Igaraú, Vila Piçarreira, Vila Rica, Mangue Seco, Pedrinhas, Vila Natal e Vila Cabral Miranda, de novembro de 2019 a fevereiro de 2020.

Foram oferecidos cursos de assistente administrativo, auxiliar de obras, operador de caminhão basculante, carpinteiro de forma, soldador, pedreiro de alvenaria e logística.

“A gente se sente gratificado por essa oportunidade”, disse Fabiano Santos, que acabou de concluir o curso de pedreiro de alvenaria. A participação dos líderes comunitários, como incentivadores, também foi fundamental para o sucesso do projeto. “A iniciativa é importante, principalmente para quem nunca teve a carteira assinada”, destacou Bernardo de Araújo – o seu Biró, líder comunitário de Pedrinhas.

Os cursos atendem a uma demanda das empresas que formam a Rede de Ajuda Mútua(RAM), composta por vinte empresas e organizações da área do entorno da empresa.

“Através da RAM, fazemos essa ponte entre as empresas e a mão-de-obra formada nos cursos”, explica a gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho,Relações Institucionais Security da Alumar, Dulcimar Soares. Para o gerente de Projetos, André Azevedo, o objetivo é mudar vidas através de oportunidades. Ele destacou que a falta de qualificação é um dos maiores obstáculos para o crescimento do país. “É preciso mudar esse cenário”, concluiu.

O Programa de Responsabilidade Social da Área de Disposição de Resíduos de Bauxita (ARB 8) tem como objetivo promover a qualificação profissional de moradores de áreas próximas à Alumar. De 2017 a 2019, foram oferecidos 10 cursos que formaram 194 pessoas. Outras 85 vagas serão oferecidas ainda este ano. Ao todo já foram investidos R$ 240mil reais desde o início dos cursos. 

A Alumar conta hoje com quase 90% do efetivo de colaboradores maranhenses e tem trabalhado para garantir que grande parte desses colaboradores sejam moradores das comunidades vizinhas.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui