Senai inicia etapa classificatória no Maranhão para a Olimpíada do Conhecimento

0
357

A partir desta terça-feira (30) até o dia 8 de fevereiro, alunos dos centros de educação profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai) de Açailândia, Imperatriz, São Luís, Caxias e Bacabal participam da Seletiva Regional da Olimpíada do Conhecimento – WorldSkills.

A meta é conquistar uma vaga para a maior competição de educação profissional do mundo. A seletiva é considerada uma nova Olimpíada do Conhecimento, que é realizada em vários estados, seguindo a mesma modelagem do torneio internacional.

Os maranhenses disputam nesse período provas em várias profissões da indústria, resolvendo desafios reais do dia a dia das empresas, conforme os padrões internacionais de qualidade, exigidos no mercado de trabalho.

Em São Luís, os alunos participam da seletiva nos Centros de Educação Profissional do Senai nos bairros do Monte Castelo e Distrito Industrial, nas áreas de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Construção em Alvenaria e Eletricidade Predial. A mesma seletiva será aplicada em Bacabal, na ocupação de Soluções de Software para Negócios.

Este ano, a delegação do Maranhão competirá em sete ocupações: Eletricidade Predial, Panificação, Construção em Alvenaria, Aplicação em Revestimento Cerâmico, Solução de Software para Negócios, Movelaria e Carpintaria de Telhado.

Os classificados representarão o Maranhão na etapa nacional do torneio, no segundo semestre de 2018, quando irão competir com alunos de cursos técnicos do Senai de todo o país em diversos estados do país. Os vencedores garantem uma vaga no WorldSkills, em Cazã, na Rússia em 2019.

Intercâmbio – Para fortalecer as áreas nas quais os alunos maranhenses irão competir, o Senai trará em março, o técnico Sidney Serafim, do Rio Grande do Sul, e o instrutor Waldemar Furgringer, do Paraná, ambos expert da WorldSkills Internacional, além de levar os alunos para realizar intercâmbios em vários estados antes da competição nacional objetivando estrategicamente ampliar o conhecimento técnico e cultural dos nossos competidores.

Imagem relacionada

“O objetivo é realizar simulados técnicos com outros competidores, visando obter conhecimento de novas técnicas e tecnologias que serão aplicadas nos projetos testes durante a competição para avaliar nossos competidores, juntamente com a equipe técnica local. Traremos experts de vários departamentos regionais do Senai que estarão aqui não só para avaliar nossos competidores, mas principalmente para interagir com nossos técnicos e instrutores, trocar experiências, no sentido de contribuir para tornar a qualificação da nossa entidade cada vez mais competitiva e em níveis cada vez mais altos tecnologicamente, e assim, continuar formando profissionais com excelência para o mercado de trabalho”, diz Marco Antonio Moura da Silva, diretor do Senai-MA.

Olimpíada  – A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional tanto do Senai quanto do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Sistema Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Participam do torneio estudantes do SENAI selecionados em etapas semelhantes da competição nas escolas e nos estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui