Sesc instala em Paço do Lumiar serviço da Unidade Móvel Saúde da Mulher

0
188
Domingos Dutra (E) e a diretora regional do Sesc, Rutineia Monteiro, assinam convênio na presença do superintendente da Fecomércio, Max Medeiros

O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), instala nesta quinta-feira (11), em Paço do Lumiar, os serviços de sua Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta terça (09) pela diretora regional do órgão, Rutineia Amaral Monteiro, e prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

Os serviços são voltado para o enfrentamento ao câncer de mama e de colo de útero por meio da realização de exames de rastreamento, bem como ações educativas. A solenidade de instalação da unidade acontece nesta quinta-feira, na Praça do Viva Maiobão, a partir das 9h.

O primeiro município beneficiado foi Raposa, onde a unidade móvel permaneceu de julho a agosto, realizando serviços de mamografia digital para  mulheres e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, além de ações educativas de saúde. O objetivo é estender o atendimento a todos os municípios maranhenses.

As mamografias são laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos no interior de São Paulo) e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, pelo Laboratório Cedro em São Luís.

Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos são encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

Prevenção – Os exames de rastreamento do câncer de mama para o diagnóstico precoce aumentam consideravelmente as chances de cura e atualmente é o mais preciso é a mamografia digital, capaz de detectar um nódulo (menor que 1cm) antes mesmo que ele se torne palpável. No entanto, é importante ressaltar que ele não substitui a ultrassonografia ou o autoexame, que também são fundamentais para a prevenção.

No combate ao câncer do colo do útero, o teste de Papanicolau é a melhor arma das mulheres. Ele consiste em um exame simples e rápido, mas bastante efetivo, que coleta células do colo do útero para análise em laboratório. As duas primeiras avaliações precisam ser realizadas com um intervalo de um ano, mas se os resultados vierem negativos, as próximas podem ser repetidas de três em três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui