Sesi leva serviços de odontologia para trabalhadores de empresas do setor industrial

0
284

O Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciou esta semana em pequenas e médias empresas da capital, o projeto “Indústria segura e saudável”, que promove o atendimento odontológico dos trabalhadores, que tem acesso aos serviços como exame clínico e profilaxia dentária (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar que doenças odontológicas se instalem e tornem mais difícil o tratamento), que são ofertadas pela Unidade Móvel Odontológica do Sesi, dentro da categoria in company.

Segundo o superintendente do órgão, Diogo Lima, é papel histórico da entidade colaborar efetivamente para a melhoria de qualidade de vida do trabalhador da indústria e desenvolver ações integradas e inovadoras. Ele destacou ainda o investimento e a preocupação das empresas em proporcionar melhores condições de trabalho e a manutenção da saúde bucal dos seus empregados, ao prestar o atendimento médico-odontológico para desta forma, reduzir o absenteísmo por causa odontológica e, consequentemente, aumentar produtividade.

Uma das empresas industriais que participam do projeto, na capital, é a indústria de vestuário, malharia Milagres, instalada no Parque Universitário, que recebeu a nova unidade móvel dirigível de odontologia do SESI-MA, que ficou estacionada na área da empresa, atendendo os industriários com serviços de exame e limpeza.

A proprietária, Maria dos Milagres Sousa Moreira Aquino, destacou que essa iniciativa do SESI só vem a somar. “Foi muito bom receber a unidade móvel aqui na minha empresa. Fazendo esse trabalho tão importante da saúde bucal com meus colaboradores. O Sesi está de parabéns por essa ação”.

Outra unidade móvel está no canteiro de obras de uma construtora em São Luís, a Constans. Para o encarregado de obras, Leonel Vieira, que trabalha na construção de um edifício no Renascença II, esse atendimento in loco facilita a vida do trabalhador e demonstra a preocupação dos empresários.

“Nós já somos parceiros do SESI. Esse trabalho é muito importante, garante a saúde bucal dos trabalhadores e facilita, porque eles não precisam se deslocar até a clínica para fazer esse atendimento. A nossa estimativa aqui é atender todos os nossos trabalhadores”.

O pedreiro José Ribeiro de Brito, 62, aprovou a iniciativa e enfatizou que tem mais de sete anos que não sentava na cadeira de um dentista. “A gente sabe que é importante, mas sempre aparece outra coisa e deixamos para depois cuidar da saúde bucal. Com o carro do dentista do SESI aqui na obra fica mais fácil e rápido”.

O Programa será executado em São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Açailândia, contemplando as micro, pequenas e médias empresas industriais maranhenses com atividades econômicas em alimentos e bebidas (panificação, laticínios, sorveteria, cachaça e cervejas artesanais), vestuário (malharias, moda, costurarias e ateliê), gráficas, entre outros. Vale ressaltar que o programa prevê atividades interativas e de prevenção no ambiente de trabalho, proporcionando o conhecimento e maior adesão ao tratamento.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação