Michel Temer parabeniza Obrador por vitória na eleição do México

0
144

YARA AQUINO

O presidente Michel Temer cumprimentou o esquerdista Andrés Manuel López Obrador pela eleição para presidente do México. Em mensagem nesta segunda-feira (02) na conta do Twitter, Temer registrou que a amizade entre o Brasil e o México é “muito forte e antiga” e reafirmou a disposição para trabalhar em favor de aproximação ainda maior entre os dois países.

O pleito no México ocorreu ontem (1) e, segundo dados preliminares, Lopez Obrador, conhecido como AMLO, foi eleito com 53% do apoio do eleitorado. A soma dos votos obtidos por ele é maior que a obtida pelo segundo e terceiro colocados, representando os dois partidos que há 100 anos governam o país.

“Meus cumprimentos a @lopezobrado por sua vitória na eleição presidencial no México. A amizade entre o Brasil e o México é muito forte e antiga. Reafirmo nossa plena disposição para trabalhar em favor de aproximação ainda maior entre nossos países”, diz a mensagem de Temer.

Na madrugada desta segunda-feira (2), Lopez Obrador prometeu iniciar já a transformação no país, combatendo a corrupção e priorizando os povos indígenas e os mais humildes. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, enviou mensagem para tranquilizar os mercados. “Vou manter disciplina financeira e fiscal”.

A esquerda chega ao poder no México na maior e mais violenta eleição da história recente. E meio ao processo eleitoral, 122 candidatos foram mortos no país.

Relações Exteriores – O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota desejando êxito a López Obrador e manifestando a expectativa do governo brasileiro de trabalhar com as novas autoridades pelo fortalecimento da relação entre o Brasil e o México.

“O governo brasileiro manifesta sua expectativa de trabalhar com as novas autoridades mexicanas em prol do fortalecimento e da ampliação das relações bilaterais e de nossa cooperação nos planos regional e internacional”, registra a nota.

Estados Unidos – Andrés Manuel López Obrador, eleito presidente do México nas eleições de domingo (1º), conversou cerca de meia hora por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em pauta, temas comerciais, de segurança e de migração.

Lópes Obrador afirmou que está determinado em “impulsionar o desenvolvimento” no México para para reduzir a migração para os Estados Unidos.

“Recebi uma ligação de Donald Trump e conversamos durante meia hora. Eu lhe propus explorar um acordo integral, de projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México, e com isso, reduzir a migração e melhorar a segurança”, disse López Obrador via Twitter.

Ao final, o presidente eleito do México acrescentou que foi uma conversa respeitosa. “Houve um tratamento de respeito em que os nossos representantes vão buscar o diálogo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui