Unidades móveis do Senai atenderam mais de 1,7 mil alunos em 2016

0
625

As oito Unidades Móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) atenderam ao longo do ano passado 1.712 alunos nas mais distantes cidades do Maranhão. A meta para 2017 é ampliar esse quantitativo, alcançando mais maranhenses que estão em busca de qualificação e desejam aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho.

Nas Unidades móveis são oferecidos cursos nas áreas de automação, construção civil, inclusão digital, panificação, refrigeração, soldagem e vestuário. A proposta é levar educação para locais distantes e que normalmente não possuem demanda para justificar a implantação de uma unidade fixa com salas de aula e laboratórios, por exemplo.

Além disso, os cursos do Senai – que podem ser de iniciação profissional, qualificação e aperfeiçoamento – também são ministrados dentro das indústrias nas unidades móveis, os quais são customizados para atender a demanda de cada localidade, de acordo com a necessidade do mercado e das indústrias da região.

Segundo informações do órgão, agora em janeiro, as cidades de Balsas, Miranda do Norte e mais duas indústrias foram atendidas com cursos de qualificação profissional nas Unidades Móveis de Construção Civil, Panificação e Automação.

“As unidades móveis alcançam os maranhenses em qualquer lugar do Estado levando educação profissional. Especialmente em tempos de retração da economia e de demissões nas empresas, os profissionais mais qualificados também podem conseguir uma vaga mais facilmente quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações. E as pesquisas confirmam: quem tem qualificação profissional tem mais chances de manter o emprego”, afirma o diretor regional, Marco Antonio Moura da Silva.

O maranhense Vinícius Oliveira da Silva, 22, cursou Desenho Técnico de Construção Civil em uma das Unidades. Para ele, ser capacitado dentro da própria empresa em que trabalha foi uma das maiores vantagens da Unidade Móvel, além da aquisição de novos conhecimentos.

“Fiz o curso na Unidade Móvel e foi muito bom mesmo. Depois desse, eu saí em busca de outro curso do SENAI, o de Fundamentos de Logística, dessa vez de educação a distância, e foi justamente na área em que trabalho. Gostei muito, serviu para despertar conhecimentos em novas áreas e agregar teoria e prática”, revelou o funcionário da empresa Amorim Coutinho, que atua no setor da construção civil no Maranhão.

Para solicitar atendimento de cursos em Unidades Móveis, o contato deve ser realizado com o Departamento Regional do Senai, no bairro da Cohama, em São Luís, ou por meio dos telefones (98) 2109-1881 ou 2109-1859, ou ainda nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI localizados nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias e Imperatriz.

(Com dados da Fiema e fotos de Veruska Oliveira)

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui