Vale entrega unidades básicas de saúde e escola em Alto Alegre do Pindaré

0
609

A Vale entregou, no município de Alto Alegre do Pindaré, três importantes obras que vão promover melhorias nos atendimentos de saúde e educação e beneficiar mais de 600 pessoas das comunidades de Arapapá, Três Bocas e São Miguel. O investimento é fruto da parceria realizada com a prefeitura municipal, por meio do Consócio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc).

Em Arapapá e Três Bocas foram entregues duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com consultórios médico e odontológico, farmácia, enfermaria, sala de espera e toda infraestrutura necessária para o atendimento das comunidades em um ambiente novo e confortável. “Esse é um sonho realizado. O que mais queríamos era um posto de saúde próximo de nossas famílias. Agora o deslocamento para obter atendimento não será um problema”, agradece José Ribamar Rodrigues, representante da comunidade de Arapapá.

Em São Miguel, a construção de uma escola de ensino fundamental atenderá mais de 70 alunos que terão duas salas equipadas e climatizada para estudar. A infraestrutura inclui também espaço para recreação, cozinha, banheiros e salas de coordenação pedagógica. Para o diretor de Relacionamento com Comunidades da Vale, João Coral, a empresa caminha junto com o setor público e a comunidade para conhecer de perto as necessidades de cada localidade e poder avaliar, com base na sua política de investimento social, de que forma pode contribuir. “A parceria com o Comefc é um dos caminhos que a empresa adota para realizar seus investimentos nas comunidades”, diz ele.

O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento do município e sobre como o relacionamento da empresa com a prefeitura pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, principalmente das que estão localizadas na área de influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC). “Evoluímos muito no relacionamento com a Vale que hoje é uma parceira muito importante para o nosso município e tem nos ajudado com obras relevantes como a dessa escola”, destaca o prefeito.

Parceria – A Vale iniciou parceria com prefeituras maranhenses que integram o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc) em 2014. O objetivo é viabilizar a aplicação de investimentos sociais em comunidades localizadas na área de influência da EFC. Atualmente, a parceria envolve 22 municípios consorciados. Com este investimento, a empresa acredita que está contribuindo para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano nestas localidades.

Desde o início da parceria, a Vale já repassou para as prefeituras municipais mais de R$ 28 milhões, beneficiando cerca de 280 mil famílias. Para serem aprovados pela empresa, os projetos precisam atender as demandas das comunidades e está dentro dos eixos de Educação básica, Atenção básica de saúde e Geração de Trabalho e Renda. Como resultado, os municípios passam a contar com novas escolas, unidades básicas de saúde, poços artesianos, quadras poliesportivas, ambulâncias, entre outros equipamentos que são essenciais nas comunidades.

A empresa mantém reuniões constantes com equipes das prefeituras com o objetivo de definir as estratégias e as contribuições de cada um no processo de desenvolvimento das regiões. As etapas para fechar acordos de investimentos são constantes para que os projetos sejam concluídos e outros iniciem à medida em que as demandas são apresentadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui