Vale lança campanha para orientar comportamento dos foliões neste carnaval

671

“Seja nota 10 no quesito segurança”. Este é o tema da campanha deste ano, que a Vale realiza sobre segurança ferroviária no Carnaval. O objetivo da ação é sensibilizar a população para a  convivência harmoniosa com a ferrovia e reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguros nas proximidades da linha férrea.

No Carnaval, há um fluxo maior de pessoas pelas vias, o que requer maior atenção e cuidado nos cruzamentos com a Estrada de Ferro Carajás (EFC). Neste período, a Vale reforça a entrega de materiais educativos nas abordagens feitas pelas equipes em campo, que visitam escolas, comércios  e bares ao longo da ferrovia no Pará e no Maranhão.

Além da atuação das equipes, a campanha envolve a divulgação de mensagens de segurança nas mídias, nos informativos oficiais da Vale, no trem de passageiros e nas redes sociais da empresa. É um trabalho constante de prevenção ao longo do ano e intensificado  em períodos festivos, a exemplo das férias escolares e das festas do final do ano, assim como no carnaval.

Perto da ferrovia é preciso redobrar a atenção e jamais atravessar quando o trem estiver vindo. É importante parar, escutar e sempre olhar para os dois lados antes de cruzar a ferrovia. Este cuidado merece ainda mais atenção porque um trem, diferente de um carro leve, pode percorrer até 1.000 metros antes de parar completamente.

O trânsito mais seguro é responsabilidade de todos. Isso envolve adoção de comportamento seguro, independentemente de se estar na condição de pedestre, ciclista ou condutor. Além das campanhas que realizamos ao longo do ano, mantemos a ferrovia devidamente sinalizada. São mais de 100 travessias, incluindo passagens em nível, viadutos e passarelas construídos para ampliar a mobilidade das comunidades próximas à ferrovia e permitir o cruzamento seguro para todos.

Atente às orientações:

  • Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha do trem;
  • Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
  • Se beber, não dirija. Nunca tente cruzar a ferrovia após ter consumido bebida alcoólica. Isso diminui seu nível de atenção e pode causar acidentes;
  • Não ande ou brinque sobre os trilhos;
  • Não estacione seu carro próximo a linha férrea;
  • Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
  • Não pule nos engates dos vagões;
  • Não tente passar por baixo dos vagões enquanto o trem está parado. Ele pode se movimentar a qualquer momento;
  • Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia;
  • Não pegue carona nos vagões
  • Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue pro Alô Ferrovias 0800 285 7000

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui