Vale renova parceria com Prefeitura de São Luís para ações ambientais nas escolas

0
272

A Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) renovou a parceria com a empresa Vale para realização do Programa de Educação Ambiental do Parque Botânico. As atividades são desenvolvidas em cinco escolas da rede municipal situadas na região Itaqui-Bacanga.

Participam das atividades as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Cônego Sidney Castelo Branco Furtado; Raimundo Chaves; Henrique de La Roque (Anexo III: Piancó); Estudante Edson Luís de Lima Souto; Lindalva Teotônio Nunes.

Em 2017, o calendário do Programa de Educação Ambiental (PEA) foi desenvolvido no período de abril a dezembro. O programa é baseado no pilar ‘Educação do Século XXI: Conhecer, Ser, Fazer e Conviver’, da Unesco, que busca incentivar crianças e adolescentes a adotarem comportamentos que colaborem para a preservação de áreas protegidas.

Com o acompanhamento do professor responsável pela sala e dois técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, as turmas participaram de quatro encontros com os temas: água e ar; biodiversidade; energia e resíduos; e papeis e responsabilidades.

Para o secretário Moacir Feitosa, esta parceria é importante, pois visa motivar os estudantes a se tornarem protagonistas de mudanças em suas escolas e comunidades.

“As aulas práticas ajudam a consolidar o conteúdo que é repassado pelo professor em sala de aula, promovendo uma vivência real para o estudante, que passa a se ver como protagonista das mudanças que precisam ser operadas no ambiente escolar e em sua comunidade, para a preservação da natureza. É uma parceria que visa o desenvolvimento integral do estudante, e faz parte da política educacional assumida pelo prefeito Edivaldo”, destacou o titular da Semed.

Impacto positivo – A supervisora do Parque Botânico da Vale, Giselly Pinto, reafirma a importância da parceria com a Semed. “Esta é uma parceria de sucesso, que já capacitou cerca de mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal e vem cumprindo seu objetivo de formar multiplicadores ambientais, por meio da sensibilização aos temas importantes relacionados ao meio ambiente”, disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, Fran Marques, a realização do programa vem tendo impacto positivo nas escolas participantes, pois pauta-se nos eixos do currículo, gestão, espaço físico e da prática pedagógica. “O projeto agrega mais conhecimentos aos alunos sobre a importância das questões ambientais no aspecto social e ambiental, bem como no espaço escolar e seu entorno, além de promover a participação deles nas questões socioambientais, promovendo assim a cidadania através do respeito e cuidado que a escola tem com o meio ambiente”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui