Lançada Frente Parlamentar em defesa do Centro de Lançamento de Alcântara

0
616

Foi lançada nesta quarta-feira (26), em Brasília, pelo deputado federal José Reinaldo (PSB), a Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O objetivo é valorizar e defender o Programa Espacial Brasileiro no Congresso Nacional e atrair projetos relativos à engenharia aeroespacial.

O CLA, inaugurado no início da década de 80, tem como finalidade realizar o lançamento, a partir do território brasileiro, de um satélite nacional, levado por um foguete também desenvolvido e produzido no país.  De acordo com José Reinaldo, o Centro se destaca internacionalmente pelo posicionamento geográfico privilegiado, isto é, devido a sua proximidade com a Linha do Equador.

“Começamos essa corrida junto a outros países mas a nossa realidade é muito diferente. O programa brasileiro está avançando mas devido ao acidente ocorrido no CLA houve um retração. Ele ficou um pouco abandonado mas precisamos torná-lo comercial e assim gerar recursos para o Maranhão e para o país”, explicou.
Para o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, é preciso mostrar que esse não é um projeto do Maranhão, mas sim do Brasil.
“Teve uma parceria com a Ucrânia, com avanços e alguns problemas que resultaram no cancelamento. Agora estamos num novo momento e o governo do estado está apoiando. Não estamos mais a nível de governo​ do estado, estamos também no Executivo ao envolver o ministro da Defesa, Raul Jungmann nesse processo”, afirmou ele
José Reinaldo acredita que a Frente Parlamentar vai dar impulso ao CLA

Vice-presidente da frente, o deputado Pedro Fernandes (PTB/MA), explicou que a primeira coisa a fazer é difundir o programa porque o Brasil precisa conhecê-lo para valorizá-lo. “Se não tivermos o domínio do espaço estaremos reféns na segurança, entre outras coisas. O governo brasileiro precisa prestigiar as forças armadas que precisa atuar na defesa do país. Para manter a paz ela precisa estar equipada sempre”, disse.

Também participaram do evento a deputada Luana Costa (PSB/MA), o deputado Luiz Lauro Filho (PSB/SP), o Brigadeiro Otero, representante do Comando da Aeronáutica; o Coronel Engenheiro Luciano Rechiuti,diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); o Coronel Aviador Cláudio OLANY Alencar de Oliveira, coordenador da Frente.
Além do professor Pedro Lacava, Chefe da Divisão de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Petrônio Noronha de Souza, Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileiro (AEB) e Arthur Cabral, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão (MOB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui