Sesi e Eneva desenvolvem parceria para capacitação em gastronomia

0
117
As mulheres da Vila Canaã que participaram do curso promovido pela parceria do Sesi e Eneva

GIRO DE TERCA

O Serviço Social da Indústria (Sesi) concluiu, semana passada, o curso de Alimentação Empreendedora no Pólo Agrícola Horticanaã, na comunidade da Pindoba, em Paço do Lumiar, numa parceria com a Eneva. O curso capacitou 17 alunas da comunidade que desenvolveram técnicas básicas de fabricação de alimentos com variedade de produção, tendo como abordagem o empreendedorismo e a geração de renda, bem como cuidados de higiene e manipulação de alimentos.

Além do certificado, as alunas receberam para benefício de toda a comunidade local. Trata-se de um espaço-cozinha equipado e preparado para uso, iniciativa que contou com todo o auxílio de montagem do Sesi e terá um suporte da consultoria nutricional do SESI por um período de 6 meses.

O espaço é montado com fogão industrial com forno, liquidificador semi-industrial, bancada em inox, kit de panelas, kit de assadeiras, paneleiras, depósitos de bolos, kit básico com colher, espátula, facas e pinças; luvas, touca, avental e máscaras descartáveis; kit de embalagem e potes, batedeira.

Empreendedoras – A Prefeitura de São Luís certificou 40 alunas do Programa São Luís + Empreendedora, iniciativa idealizada por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (Amdes), presidida por Felipe Mussalém, que tem como objetivo incentivar a geração de emprego e renda para população. As aulas de capacitação técnica e empreendedora foram ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai).

Cachaça – O Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima) marcou presença na maior feira do agronegócio no Norte e Nordeste, o Agrinordeste, realizada em Recife (PE). O Cartima é formado pela  Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Sindicato da Industria de Bebidas do Maranhão (Sindibebidas), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Foram divulgadas as marcas de cachaças genuinamente maranhenses: Capotira, Baronesa, Vale do Riachão e Reserca do Zito.

Alan Kardec, consultor da Federação das Indústrias; o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando, Borges e o diretor da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, no evento em que debateu a perfuração de poços de petróleo da margem equatorial brasileira, incluindo Barreirinhas (Fiema/divugação)

Comando do BNB – O Banco do Nordeste está de presidente novo. O Conselho de Administração aprovou  a nomeação de Anderson Aorivan da Cunha Possa como presidente interino e membro do Conselho de Administração da instituição. Ele substitui Romildo Rolim.

Febre Aftosa – Pecuaristas que ainda não vacinaram seus rebanhos na primeira etapa da campanha 2021 de vacinação conta febre aftosa, por falta de vacina no mercado, têm até dia 20 para se regularizarem junto à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). Após assinar Termo de Compromisso, o criador se compromete a adquirir a vacina e imunizar os animais a partir de 1º de novembro e comprovar a vacinação dos bovinos e bubalinos até 30 de novembro de 2021, sem sofrer sanções legais, como multa.

Empreendedorismo – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove evento online sobre empreendedorismo feminino. A ação gratuita faz parte da programação do “Sebrae Delas”, como parte das ações do Outubro Rosa, voltado para enfrentamento do câncer de mama, e contará com a participação de especialistas e empreendedoras. O evento é gratuito e acontecerá no dia 18 de outubro, das 19h às 21h. Para participar, as interessadas devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/SebraeDelasOutubroRosa.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui