Maranhão participa com cinco trabalhos da Mostratec, maior evento de tecnologia da América Latina

0
235

Exposição será realizada no Rio Grande do Sul 

O Maranhão está presente com cinco trabalhos na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec),  que será realizada de 26 a 28 de outubro. Assim como no ano passado, será na modalidade virtual.

A feira é destinada a estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico de todo o país e do exterior.

O evento, organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), é a maior do gênero na América Latina e, nesta edição, reunirá mais de 500 trabalhos de 14 países e de 17 estados da Federação.

Estados: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraiba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Países: Albânia, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Abaixo, uma tabela com os nomes dos alunos maranhenses participantes da mostra, os títulos dos projetos, os nomes da instituições que representam ou a mostra onde o trabalho foi selecionado e as cidades onde residem.

Título do projeto Nome da Feira ou Instituição Nome do aluno Cidade do aluno
BIOTEC- BIOTECNOLOGIA APLICADA AO FRUTO DO BURITI (mauritia flexuosa) Expo Ciências do Sudoeste Maranhesne Ana Beatriz de Castro Silva Imperatriz
USO DE CÉLULAS DE ASPERGILLUS: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS POR AGROTÓXICOS MOCETAN Juliana Ferraz de Sousa Imperatriz
ÓLEO DO TUCUM MIRIM (Astrocaryum Acaule): AVALIAÇÃO DE SEU POTENCIAL COMO REPELENTE VEICULADO A UM MODELO EXPERIMENTAL IN VITRO Expo Ciências do Sudoeste Maranhesne Gustavo Botega Serra Imperatriz
A Substituição do Poliestireno dos Coletes Salva-Vidas pela Fibra Do Buriti (Mauritia Flexuosa). Concurso brasileiro de projetos científico e tecnológico INFOMATRIX- BRASIL Júlio César Nogueira Ferreira Imperatriz
CatSoft: Desenvolvimento de um modelo de aprendizado de máquina usando dados biológicos para redirecionamento de drogas contra o FHV-1 felino MOCETAN NAIARA PEREIRA MARTINS Governador Edison Lobão

 

Mostra – Os projetos são voltados às áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa.

Inúmeras instituições púbicas e privadas oferecem prêmios e incentivos educacionais para os projetos destaques da feira. Neste ano, serão 27 distinções, além dos primeiros colocados de cada uma das 14 áreas de pesquisa.

A programação do evento contará ainda com outras ações: Mostratec Júnior, SIET (Seminário Internacional de Educação Tecnológica), Desafio de Robótica, Corrida Mostratec/Feevale/Sesc, Games Mostratec/Feevale e atividades interativas e conteúdos formativos oferecidos por instituições parceiras.

A Mostratec é uma realização da Fundação Liberato em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul e com a Associação de Pais e Mestres/Liberato. Tem patrocínio de marcas relevantes como: Banrisul, CRT-RS (Conselho Regional dos Técnicos Industriais), CNPq, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio da Sulgás, do Sebrae, da SBPC e da Prefeitura de Novo Hamburgo.

Confira programação completa em www.mostratec.com.br

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação